×
Loading ...

Como descobrir o raio da base circular de um cone, sabendo o volume e a altura?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Descobrir o raio da base circular de um cone possibilita saber exatamente quanta massa de sorvete é possível inserir casquinha de sorvete. Também, será possível saber quais cabeças caberão nos chapéus de aniversário ou quanto espaço de chão há na barraca de quintal. Não é difícil descobrir o raio da base circular, e quando se tem o valor numérico do volume e a altura do cone, torna-se apenas questão de aplicar princípios básicos de matemática.

Instruções

Caso saiba certas variáveis, é possível descobrir o raio da base circular do cone da imagem (inside of a cone image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Reorganize a fórmula padrão para descobrir o volume do cone. Como o raio e a altura são os mais fáceis de medir fisicamente, as fórmulas algébricas padrão informam o volume, a área de superfície ou a altura lateral do cone, que assume os valores conhecidos raio (r) e altura (h). A fórmula padrão para o volume (V) é: V= (1/3)πr²h.. Essas fórmulas podem geralmente ser reorganizadas para informar diversos valores diferentes em relação ao cone.

    Loading...
  2. Obtenha o valor de "r", reorganizando a fórmula para que seja: " r = √[(3xV) / (π x h)]". Ao posicionar o "r" de um lado, obtém-se o inverso do quadrado dele, motivo pelo qual a fórmula passa a ter uma raiz quadrada — o que é feito de um lado deve ser feito no outro. Igualmente quando o "V" foi deslocado na equação, troca-se a divisão pela multiplicação. Caso assuma V = 5 e h = 3, é possível inserir esses valores conhecidos na fórmula. Assim, r = √[(3x5) / (π x 3)].

  3. Realize as equações dentro dos colchetes para obter: "r = √[(15) / (3.14 x 3)]". Após, calcule novamente e obtenha: "r = √[15 / 9.42]". Assim, "r = √1.5923", que equivale a 1,2618, que é o raio da base circular. É possível usar a fórmula reorganizada e após, inserir os seus próprios valores para "V" e "h" para descobrir o raio da referida parte.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...