Mais
×

Como descobrir seu tipo de servidor de e-mail

Atualizado em 23 março, 2017

Há três tipos principais de servidores de e-mail que a maioria das pessoas usa: baseado em sistemas, POP3 e baseado em web. Quer você trabalhe em casa, ou deseje ver seu e-mail do trabalho nela, é preciso saber qual o tipo de servidor de e-mail usado, para então deduzir se é possível fazê-lo. Siga estes passos para descobrir qual o tipo de servidor de e-mail sendo utilizado.

Instruções

Existem três tipos principais de servidores de e-mail, veja aqui como descobrir qual é o seu (email image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

    E-mail baseado em servidor

  1. Abra a página de login do e-mail em seu computador.

  2. Verifique se existe um endereço na barra de endereços no topo da tela, ou se um novo programa está sendo aberto. Se houver uma barra de endereços, seu e-mail é baseado em web. Se um programa for aberto, ele pode ser POP3 ou baseado em servidor.

  3. Pergunte ao seu supervisor se você pode instalar um programa para verificar o seu e-mail do trabalho em casa. Se o supervisor ou profissional de TI disser que isso não é possível, seu e-mail é baseado em servidor ou em sistema.

    E-mail POP3

  1. Instale o programa indicado para trabalhar de casa. Se puder instalar esse programa em seu computador doméstico, e acessá-lo também do trabalho, o programa provavelmente será o Outlook Express, Mozilla Thunderbird ou um outro tipo de programa de e-mail, e seu sistema de e-mail é o POP3.

  2. Tente rodar o programa em outro computador, ou acessar seu e-mail de algum outro lugar.

  3. Tente acessar seu e-mail. Se não conseguir, com certeza você tem um cliente de e-mail POP3. Se puder acessar a conta, você pode ter um e-mail web.

    E-mail baseado em web

  1. Abra a página de login para seu e-mail. Se houver uma barra de endereço acima dela, copie esse endereço.

  2. Digite esse endereço em um computador fora do trabalho ou em casa. Se chegar à página de login, você tem um e-mail baseado em web.

  3. Logue na sua conta. Se conseguir logar fora de casa ou do trabalho, seu e-mail é baseado em web.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article