Como descobrir a valência elétrica de elétrons na Tabela Periódica

Escrito por morgan owens | Traduzido por david henrique pires ferraz
Como descobrir a valência elétrica de elétrons na Tabela Periódica
Tabela periódica (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os elétrons de valência são os elétrons na camada mais externa de um átomo. A camada mais externa se chama camada de valência. Os elétrons nela são os únicos que reagem com outros átomos. Assim, o número de elétrons na camada de valência de um átomo determina a maioria das propriedades químicas atômicas. Você pode usar a tabela periódica para descobrir o número de elétrons que um átomo de um determinado elemento tenha na sua camada de valência.

Instruções

  1. 1

    Use o mapa "Elementos com seu símbolo e número atômico" encontrado online em periodic.lanl.gov/list1.html para procurar o símbolo do elemento. O símbolo do elemento consiste de uma ou duas letras universalmente usadas para identificar o elemento.

  2. 2

    Obtenha uma cópia da tabela periódica. Se não tiver acesso a uma cópia impressa, você pode acessar uma online em periodic.lanl.gov/default.htm.

  3. 3

    Determine em que grupo o elemento está localizado. Cada coluna de elementos na tabela periódica é um grupo.

  4. 4

    Numere as colunas da tabela periódica sem incluir as dez colunas de metais de transição no bloco do meio. Dê o número 1 à primeira coluna (H ou Li), o número 2 à segunda coluna (Be), o número 3 à terceira coluna (B), número 4 para a 14º coluna (C), número 5 à 15º coluna (N), número 6 à 16º coluna (O), número 7 para a 17º coluna (F), e número 8 para a 18º coluna (He ou Ne). As letras dadas nos parênteses denotam o símbolo do elemento no topo daquela coluna. Se estiver usando a tabela periódica dada nas referências, você pode se referir à designação de número romano (A) da coluna. Ele será o mesmo número.

  5. 5

    Descubra o número de elétrons na camada de valência do átomo determinando o numeral, ou número romano (A) da coluna na qual está localizado. Isso é equivalente ao número de elétrons na camada de valência de elétrons daquele átomo. A única exceção é o hélio (He) se a sua tabela exibi-la no topo da oitava coluna. O hélio tem dois elétrons de valência. A razão dele ser mostrado no topo da última coluna às vezes é porque seu comportamento químico é similar ao dos elementos no último grupo.

Dicas & Advertências

  • O número de elétrons de valência dos metais de transição não pode ser determinado somente olhando para a tabela periódica. Os metais de transição são os elementos das 10 colunas da parte do meio da tabela periódica, entre os grupos IIA e IIIA. A maioria desses elementos têm dois elétrons de valência, mas alguns têm somente um.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível