×
Loading ...

Como descobrir o volume de um líquido em uma proveta

Atualizado em 17 abril, 2017

Caso seja um cientista realizando experimentos para uma pesquisa ou simplesmente um aluno de química, as provetas podem ser ferramentas de medição úteis para o laboratório de ciências. Pessoas usam provetas de vários tamanhos para medir o volume de uma amostra de líquido, como água, ácido clorídrico ou misturas químicas. Aprenda a encontrar o volume de um líquido em uma proveta para registrar as medidas para dados de experiências no laboratório.

Instruções

Use uma proveta para ler medidas de líquidos e registrar dados científicos (cylinder image by Hubert from Fotolia.com)
  1. Identifique a escala da proveta, olhando um rótulo de volume próximo às marcações superiores. Embora as provetas venham em vários tamanhos, a maioria mede o volume líquido em mililitros (ml).

    Loading...
  2. Conte o número de linhas pequenas — ou graduações — entre as linhas maiores para verificar os incrementos de volume representados na proveta. Por exemplo, se tiver 10 linhas pequenas entre as marcações 4 e 5, então cada graduação representa um décimo de mililitro.

  3. Coloque a proveta em uma superfície plana e nivelada, como uma mesa ou bancada de laboratório. Despeje o líquido que deseja medir na proveta.

  4. Olhe o centro horizontal do menisco — a linha curva formada pela superfície do líquido na proveta — a olho nu para ler o volume do líquido. Por exemplo, se o menisco estiver a uma graduação abaixo da marcação 6, o líquido tem 5,9 ml.

  5. Verifique novamente a medida para mais precisão e registre os dados com uma escala de medida adequada, tal como ''ml''.

Loading...

Dicas

  • Estime um dígito incerto na sua medição se o menisco estiver entre duas linhas da proveta. Por exemplo, o menisco pode estar entre as graduações 5,9 e 6, registre uma medição final estimada de 5,95 ml.

O que você precisa

  • Amostra de líquido
  • Proveta

Referências

Loading ...
Loading ...