×
Loading ...

Como descolar canos de PVC

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tubos de Clorido Polivinílico (PVC), que são utilizados no encanamento de água e tubos de ventilação, são extremamente resistentes e duráveis. Os segmentos de tubo, que costumam ter entre 4 cm e 10 cm de diâmetro, são unidos entre si com adesivo e cimento para PVC e acoplamentos. O cimento para PVC seca em questão de segundos, e, uma vez completamente seco, cria uma liga tão forte quanto qualquer outra parte da tubulação. Consequentemente, se você precisar remover o cano da junção depois de colado, deve fazer isso imediatamente ou terá que cortar a união do tubo de PVC.

Instruções

Corte a junção do tubo de PVC com uma serra circular (David Sacks/Lifesize/Getty Images)
  1. Segure a junta do PVC com uma mão e o tubo com a outra. Puxe a união na extremidade do cano, torcendo enquanto a gira. Este processo pode ser realizado apenas alguns segundos depois da junção ser colada no cano.

    Loading...
  2. Retire todo o adesivo da extremidade do tubo com pano ou lixa fina se tiver que usá-lo novamente. No entanto, se o cimento na união do cano tiver secado, corte a junção do tubo.

  3. Faça uma marca no tubo de PVC a 5 cm da união colada ou no ponto mais próximo da junção onde não haja cola ou cimento no cano. Faça um corte reto de 90 graus através do tubo de PVC com uma serra circular ou manual. Jogue fora a união. Utilize um estilete ou lixa fina para remover todos os fragmentos de plástico ou rebarbas do extremo recortado do cano.

Loading...

Dicas

  • Use luvas quando puxar a junção do tubo de PVC para proteger suas mãos do cimento.

O que você precisa

  • Pano
  • Lixa fina
  • Fita métrica
  • Marcador
  • Serra circular
  • Estilete

Referências

Loading ...
Loading ...