Como descrever avaliações dos funcionários

Escrito por ehow contributor | Traduzido por diego morais
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Se todo funcionário fosse melhor do que o esperado sempre, escrever suas avaliações de desempenho seria fácil. Mas, visto que isso não faz parte da realidade, as avaliações podem ser bem estressantes para que o gerente as faça. Comece preparando uma avaliação antecipada tomando notas sobre o que o funcionário faz bem ou mal. Marque as datas em que os eventos aconteceram, sejam eles bons ou ruins. Quando o período de avaliação chegar, você terá que ter todas essas anotações para utilizá-las como ponto de partida. As avaliações podem ser baseadas no quão bem o empregado preenche as necessidades daquele trabalho e devem ser feitas trimestral ou anualmente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Inicie com um parágrafo ou dois que demonstrem o desempenho geral do funcionário. Caso a empresa tenha padrões já estabelecidos (por exemplo, "atende às expectativas", "Às vezes atende às expectativas", "Excede as expectativas"), o primeiro parágrafo deve explicar por que o funcionário recai sobre a categoria circulada ou destacada.

  2. 2

    Siga o parágrafo com exemplos específicos de trabalhos bons, médios ou ruins a que os funcionários foram expostos no período de avaliação. Aqui é o momento onde suas anotações devem aparecer.

  3. 3

    Compare como esses trabalhos foram feitos em avaliações anteriores. Verifique tais avaliações também para constatar quaisquer metas que os funcionários tinham que alcançar. Uma avaliação justa leva em conta o quanto esse empregado tem melhorado em relação a avaliações passadas.

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    Verifique os registros do funcionário no que diz respeito a frequência, pontualidade e atendimento ao cliente. Caso detecte algum problema que afetou o desempenho do funcionário, você deve incluí-lo na avaliação.

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    Faça um parágrafo sobre o funcionário descrevendo seus pontos fortes e fracos. Faça observações das áreas que podem ser melhoradas e sugira formas de fortalecê-las (mais treinamento, orientação, revisão de trabalho etc.). Destaque as qualidades e pontos positivos, mas não ignore as áreas problemáticas e/ou que precisam ser desenvolvidas.

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    Encerre a avaliação de desempenho com um parágrafo curto sobre as metas que esse funcionário terá de cumprir para o próximo período.

Dicas & Advertências

  • Planeje as avaliações antes ou após os horários de trabalho.
  • Caso um funcionário apresente graves problemas de desempenho, faça as avaliações de desempenho antes do período regular de avaliação. Não é bom do ponto de vista da comunicação ignorar um funcionário com baixo rendimento.
  • É rato ter que fazer avaliações sem que estejam acompanhadas ou seguidas por encontros pessoais com o funcionário. Caso você não possa discutir a avaliação com ele imediatamente, agende um encontro para lhe entregar sua avaliação formal.

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