on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como descrever defeitos e qualidades

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quer esteja descrevendo-se em uma entrevista de emprego para um potencial empregador ou descrevendo outra pessoa — real ou fictícia — para uma narrativa, talvez seja necessário identificar os defeitos e qualidades. À primeira vista, descrever os defeitos e qualidades pode parecer uma tarefa bastante simples. No entanto, alguns fatores — incluindo a falta de autoconsciência ou habilidades fracas de pensamento crítico — podem tornar esse um processo mais difícil do que o esperado. Compreender seu público o ajudará nessa atividade.

Instruções

Descrever defeitos e qualidades é muitas vezes necessário para entrevistas de emprego e perfis de personagens (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Identifique os traços que você deseja descrever. Isso permitirá que você chegue ao ponto principal da questão. Por exemplo, um defeito pode não ser que você seja "preguiçoso"; ao invés disso, pode ser que seja "dispersivo" e "facilmente distraído". Da mesma forma, é pouco provável que uma qualidade seja que você é "bem sucedido"; ao invés disso, pode ser que seja "obstinado" ou "tenaz".

    Loading...
  2. Mostre como esses pontos fortes e fracos se evidenciam. As descrições mais impactantes são aquelas que dependem de evidência anedótica que demonstre essas características, não apenas enumere-as. Por exemplo, ao invés de apenas dizer que alguém é eficaz na gestão do tempo, forneça detalhes sobre uma determinada ocasião em que o indivíduo precisava realizar um número de diferentes tarefas em um curto espaço de tempo.

  3. Descreva esses traços sob perspectivas positivas e negativas. Isso é especialmente importante para uma entrevista de emprego. Por exemplo, se seu defeito é que não é organizado, você pode também acrescentar que reconhece essa falha e está trabalhando diligentemente para corrigi-la ao implementar práticas organizacionais pessoais, como fazendo uso de anotações estruturadas, criando listas e usando dispositivos de computador.

Loading...

Dicas

  • Seja humilde quando descrever suas qualidades, mas seja detalhado com as evidências.
  • Sempre liste os defeitos com o reconhecimento de que esses podem ser canalizados para práticas mais bem sucedidas.

Referências

Loading ...
Loading ...