Como descrever os produtos e serviços da sua empresa

Escrito por peter mitchell | Traduzido por pedro santos
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Como descrever os produtos e serviços da sua empresa
Telefonemas de vendas requerem descrições poderosas e de efeito (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Nos negócios, você muitas vezes terá de descrever os produtos e serviços da sua empresa. Isso pode ser por meio de panfletos, anúncios, textos de sites ou artigos ou de argumentos de vendas. Ter uma descrição pronta para quando for encontrar novos contatos e clientes pode até ajudar. Qualquer que seja a situação, descrever os produtos e serviços de modo envolvente poderá ajudá-lo a conquistar mais negócios. Quanto mais negócios conquistar, melhor será o lucro final. A chave para descrever o que a empresa oferece é sair da mente da empresa e ir para a mente dos clientes em potencial.

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Instruções

    Por escrito

  1. 1

    Foque no modo como seus produtos ou serviços facilitarão a vida do seu cliente em potencial. Um erro comum é falar demais sobre você mesmo. Os clientes em potencial se importam com eles mesmos, não com você. Pense em como seu produto ou serviço realmente ajuda o cliente. Construa a mensagem em torno disso.

  2. 2

    Leia o material dos concorrentes. Observe as ideias que eles usam para vender produtos e serviços. Escreva os pontos-chave que fazem com que suas ofertas sejam diferentes das deles.

  3. 3

    Evite o uso de palavras vazias, como “sensacional” e “incrível”, em excesso. Também não escreva superlativos em excesso, como “o melhor" e “o mais rápido”. Você deve evitar soar como um vendedor barato e cheio de exageros. Guarde os superlativos e adjetivos para seu argumento de venda mais importante – desse modo, você se destacará do texto.

  4. 4

    Comece qualquer conteúdo escrito ou em vídeo com seu mais importante benefício. Não o enterre lá no fim da página. O redator Drayton Bird sugere que você pode enxugar o primeiro parágrafo de qualquer coisa que tenha escrito e aperfeiçoar o texto.

  5. 5

    Use pontos-chaves em cartas de vendas ou texto para internet para pormenorizar seus benefícios em blocos fáceis de ler. Inicie cada bloco com o melhor benefício.

  6. 6

    Faça uma varredura no texto e remova quaisquer ocorrências das palavras “nós”, “eu” e “nosso” que encontrar. Tente reformular o texto para incluir a palavra “você”. Falar diretamente com o leitor sobre seus problemas funciona melhor do que falar de você mesmo.

  7. 7

    Leia as descrições em voz alta. Se elas soarem estranhas quando ditas em voz alta, remova-as. Tente soar natural e despretensioso para construir um relacionamento com o leitor.

    Oralmente

  1. 1

    Pratique alguns argumentos que resumam seu produto ou serviço. Não deixe que eles soem forçados, baseado em vendas ou exagerado. Apenas os tenha em mente sempre que alguém perguntar o que sua empresa faz. Tenha como objetivo a clareza, depois acrescente detalhes.

  2. 2

    Fale com o cliente em potencial como se ele fosse seu igual, não um alvo. Relaxe e faça com que ele se sinta relaxado. Descreva os produtos e serviços de forma humana – deixe de lado todo jargão de negócios e linguagem pomposa.

  3. 3

    Explique seus produtos e serviços em termos do problema que eles resolvem. Traga o problema primeiro à mente da pessoa com quem você está falando e então explique como o que você oferece ajuda a resolver as questões.

  4. 4

    Fale com entusiasmo. Como espera que o cliente em potencial fique empolgado com seu produto ou serviço, se você mesmo não demonstrar energia?

Dicas & Advertências

  • Fale com a equipe de vendas da empresa. Pergunte-os quais elementos dos produtos ou serviços atraem mais vendas e que aspectos causam as maiores objeções por parte dos clientes. Inclua ambos os elementos no texto.
  • Familiarize-se com as regras de marketing e regulamentações de propaganda sobre o que você tem permissão de dizer sobre os produtos e serviço. Atenha-se à verdade e você dificilmente se envolverá em algum problema legal.

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