Mais
×

Como descrever uma tempestade de forma escrita

Atualizado em 17 abril, 2017

A tempestade é uma força magnífica da natureza e, como tal, pode ser difícil de ser descrita com precisão por um escritor. Seja sua descrição parte de um exercício próprio de escrita ou um projeto maior, seja para a escola ou para si mesmo, existem algumas regras que você pode seguir para ajudar a fazer uma descrição interessante e envolvente de uma tempestade. Tire algum tempo para refletir antes de começar a escrever, o que lhe permitirá organizar suas ideias e descobrir o que você quer dizer, realmente.

Instruções

A descrição é uma parte importante de escrita criativa e que ajuda a criar uma imagem na mente do leitor (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Imagine a tempestade. Você pode escolher uma imagem com base em alguma tempestade que você já tenha observado. Se você ainda não tiver visto uma que tenha sido de fato impressionante, pense em algo que você já tenha lido ou visto na televisão ou em um filme.

  2. Use seus sentidos. Escreva sobre o que você pode ver, ouvir, cheirar e sentir. O gosto é provavelmente irrelevante no contexto de uma tempestade. No entanto, se você provou o gosto da chuva, inclua-o.

  3. Descreva o estado de espírito ou a atmosfera da tempestade. Compare-a com qualquer outra coisa que você se lembre. Por exemplo, você pode escrever: "O ar é carregado e tenso, como um silêncio constrangedor entre novos amigos".

  4. Use imagens e linguagem figurada, como símile, metáfora, personificação e onomatopeia. Isso ajudará o leitor a imaginar a tempestade.

  5. Escolha uma tensão. Ela funciona bem em uma obra descritiva; ela torna a descrição algo urgente e imediato. No entanto, use o que você se sentir mais confortável ou que funcione no contexto mais amplo de sua obra. Por exemplo, se sua descrição de uma tempestade for parte de uma longa história escrita no tempo passado, não mude para o tempo presente apenas para criar uma descrição do fenômeno.

Dicas

  • Você pode fazer a descrição de uma tempestade na primeira, terceira ou até mesmo segunda pessoa. A perspectiva de terceira pessoa é melhor se você quiser uma descrição objetiva.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article