×
Loading ...

Descrição de um lavador de louças em um restaurante

Atualizado em 20 julho, 2017

Um lavador de louças exerce um papel importante na cozinha de um restaurante e a ocupação pode ser um início para carreira na indústria de hospitalidade. A maioria das vagas de lavadores de louça não exige formação ou curso, tornando um trabalho de mais fácil acesso do que outros. Mais de 500 mil pessoas estavam empregadas nessa ocupação em 2008, de acordo com a Secretaria de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos, e a projeção de aumento é de 60.400 vagas até 2018. Essa taxa de crescimento está na média quando comparada a todos os trabalhos nos Estados Unidos, de acordo com a mesma fonte.

Prepare-se para lavar pratos (washing up image by Horticulture from Fotolia.com)

Função

Uma lavador de louça limpa os pratos, os itens de vidro, talheres, vasilhas e panelas que um restaurante usa. Essa pessoa deve garantir que os itens de cozinha estejam adequadamente limpos para o público e os outros funcionários no restaurante. Após lavar a louça, deve-se organizar os pratos, os copos e taças e os utensílios em uma prateleira para os servidores usarem ou levarem. Em geral, apenas algumas vasilhas e panelas são lavadas por vez, portanto o lavador de louças pode guardar esses itens no local adequado após serem limpos.

Loading...
Você irá limpar toda a louça (Dishes image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Características do trabalho

Esse indivíduo opera a máquina de lavar louças do restaurante e é responsável por manter esse equipamento em condições limpas. A maioria das máquinas comerciais usam um sistema de movimento por esteira. A máquina pode pré-lavar os pratos com uma mangueira borrifadora e pré-esfregar as vasilhas e panelas antes de colocá-las no sistema de esteiras. Nesse momento o trabalhador precisa garantir que os pratos saiam limpos na outra abertura.

Outras características do trabalho dependem do restaurante em particular, mas podem incluir levar o lixo para a rua, limpar os drenos da pia e os filtros da máquina, bem como limpar o chão perto da área da pia.

Você deixará a louça limpa para os clientes (old dishes image by Alex White from Fotolia.com)

Salário

Tradicionalmente, os lavadores de louça de restaurantes recebem um salário por hora de trabalho. De acordo com a Secretaria de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos, o valor recebido por hora era $ 8,19 em maio de 2008. No entanto, algumas cidades apresentam um média salarial maior. São Francisco, na Califórnia, por exemplo, apresentava um salário mínimo de $9,79 por hora em abril de 2010. Em alguns restaurantes, os trabalhados juntam as gorjetas e a equipe que trabalha na cozinha -- inclusive os lavadores de louças -- pode receber uma porção desse dinheiro.

O lavador de louças irá organizar os itens (Dishes image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Considerações

O trabalho de um lavador de louças pode ser duro. Em geral deve-se permanecer em pé a maior parte do turno. Durante as horas de refeição de maior movimento, o profissional deve trabalhar rapidamente para limpar os talheres e os pratos a fim de que sejam utilizados novamente pelos clientes. Se a máquina de lavar for mais baixa, o indivíduo pode ter que se curvar diversas vezes durante seu turno.

Lavar pratos pode ser trabalhoso e cansativo (plates image by victor zastol'skiy from Fotolia.com)

Horas de trabalho

De acordo com um estudo, a maioria das vagas é para meio turno. Isso pode ser bom para uma pessoa que possui compromissos familiares ou se ainda está estudando.

Horas flexíveis são um benefício (kids image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...