Mais
×

Descrição das roupas dos camponeses chineses

Atualizada November 21, 2016

A China antiga era um império rico e poderoso, mas teve profundas divisões entre ricos e pobres. A maior parte da população era agricultora e camponesa e vivia em áreas rurais, trabalhando duro para sustentar e alimentar o país.

A China é um país imenso, com muitos habitantes nas áreas rurais (Image by Flickr.com, courtesy of sookie)

Significado

Já que os camponeses trabalhavam no campo do amanhecer até o anoitecer, eles tinham que usar roupas simples e duráveis que lhes permitiam um movimento mais livre. Os tecidos finos, como seda e cetim, que são retratados na arte tradicional não eram práticos para esses fins.

Características

As camponesas teciam e costuravam roupas para toda a família usando materiais que eram cultivados. Cânhamo e rami (planta urtiga fibrosa) eram abundantes e, por isso, muitas vezes elas usavam vestes longas de peça única feitas dessas plantas. Os homens usavam calças de lã singelas e folgadas e uma camisa de algodão.

As mulheres costuravam usando materiais que elas mesmas cultivavam (Image by Flickr.com, courtesy of Magnus Franklin)

Roupas femininas

Muitas vezes as mulheres se juntavam com seus maridos no trabalho agrícola. Já que elas também faziam tarefas domésticas, suas roupas também precisavam ser duráveis. O verão no sul da China pode ser quente e úmido, logo, vestidos longos e leves de algodão eram práticos, enquanto os vestidos de lã eram melhores para meses mais frios.

O clima no sul da China é quente e úmido (Image by Flickr.com, courtesy of Quinn Mattingly)

Outros tipos

Crianças vestiam versões menores das roupas de seus pais. Seus sapatos eram feitos de madeira ou palha, apesar de que muitas pessoas, tanto adultos quanto crianças, andavam descalços. Os chineses consideravam adequado sempre usar um chapéu em público.

Chapéus de abas largas tapavam o rosto do sol (Image by Flickr.com, courtesy of Jochen Frey)

Curiosidade

Hoje, a maioria dos chineses não faz mais suas próprias roupas e tem acesso a diversos tipos de tecidos, como poliéster e náilon, bem como camisetas e calças ocidentais. Eles ainda podem, entretanto, usar vestidos longos tradicionais para ocasiões especiais.

Hoje, tanto agricultores quanto moradores da cidade usam roupas ocidentais (Image by Flickr.com, courtesy of traveling for about a month) (Jeremy Barwick)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article