Descrição do trabalho de um técnico em multimídia

Escrito por joshua kinser | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Descrição do trabalho de um técnico em multimídia
Técnicos em multimídia consertam, mantêm, instalam e operam equipamentos técnicos para eventos ao vivo (firetruck speaker image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Técnicos em multimídia instalam, manejam, mantêm e consertam os equipamentos técnicos relacionados a eventos ao vivo e de negócios. Os equipamentos com os quais eles trabalham são diversos e podem variar do simples processo de exibir uma apresentação de slides até a complicada tarefa de consertar o hardware de um computador principal. Técnicos em multimídia são contratados em pequenas empresas, corporações, agências governamentais, escolas, navios de cruzeiro, teatros e quase qualquer lugar onde equipamentos eletrônicos audiovisuais são usados regularmente.

Outras pessoas estão lendo

Deveres e responsabilidades

Como um técnico em multimídia, é seu dever manter todas as apresentações audiovisuais e equipamentos funcionando sem problemas. Você pode ser requisitado para consertar e fazer a manutenção dos equipamentos que a empresa ou agência possui, instalar e operar equipamentos durante eventos e demonstrações, ensinar outras pessoas como operá-los adequadamente e documentar eventos e apresentações oferecidos. Técnicos em multimídia fornecem suporte para apresentações ao vivo, ensino à distância e seminários online. Eles também proporcionam gráficos visuais, faixas de áudio e iluminação para um evento ao vivo. Como um profissional da área, você deve ser capaz de montar, transportar, operar e reparar qualquer equipamento usado durante os eventos.

Requisitos educacionais

Os requisitos de educação variam amplamente neste campo. Os empregadores geralmente exigem ensino médio completo e alguma experiência na área. Outros podem exigir certificação específica e uma graduação de bacharel. Verifique os anúncios de emprego neste campo em sua área local e obtenha informações sobre a educação e os requisitos de certificação antes de buscar um trabalho nesta área. Existem muitas organizações que oferecem certificação de técnicos em multimídia e audiovisual. Um dos programas mais reconhecidos é o InfoComm International. A Microsoft também oferece certificados relacionados para técnicos em multimídia e reparação de computadores. Verifique com o empregador que está oferecendo o trabalho que você quer para ver se obter a certificação com essas empresas aumentaria as oportunidades em sua área de interesse.

Outras habilidades preferidas

A criatividade é uma marca no campo de técnico em multimídia. O trabalho combina, em uma profissão, elementos de engenharia, comunicação, arte e mecânica, portanto, você deve possuir um alto nível de engenhosidade e criatividade para se destacar. Fortes habilidades de comunicação e um entendimento completo de equipamentos eletrônicos e audiovisuais são essenciais para se tornar um profissional de sucesso. Normalmente, um técnico está operando equipamentos e gerenciando um evento ao vivo. Quando ocorrem complicações, ele deve ser capaz de pensar clara e rapidamente durante situações estressantes e agir imediatamente para garantir que o show realmente continue.

Panorama

Espera-se que este campo cresça tão rápido quanto a média nacional, de acordo com o U.S. Bureau of Labor Statistics (BLS). Segundo o BLS, havia 55.400 postos de trabalho de técnico em multimídia nos Estados Unidos em 2008. Este número deve crescer em 13% entre 2008 e 2018. Indivíduos que procuram posições de nível inicial devem esperar enfrentar concorrência intensa conforme o trabalho se torna mais popular e o número de pessoas experientes no trabalho com computadores aumenta.

Salário

De acordo com o BLS, a média dos salários anuais de técnicos de equipamentos de áudio e vídeo em maio de 2008 era de 76.100 reais por ano. Neste campo, os 50% medianos ganhavam entre 56.260 e 103.560 reais, enquanto os 10% mais baixos ganhavam menos de 43.000 reais. Os 10% mais altos ganhavam mais de 132.060 reais. Isso se traduz com a maioria dos profissionais ganhando de 26 a 50 reais por hora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível