Descubra a taxa média de crescimento dos cabelos

Escrito por contributing writer | Traduzido por gabriel de pace g. de oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Descubra a taxa média de crescimento dos cabelos
Nem todos conseguem deixar os cabelos longos (straightening hair image by Horticulture from Fotolia.com)

A taxa de crescimento dos cabelos é um assunto fascinante. Em praticamente todas as culturas, é dada uma atenção muito grande aos cabelos, e cada estilo de cabelo possui um significado social diferente. O cabelo muito longo é especialmente interessante, não só porque leva anos para alcançar determinados tamanhos, mas porque nem todos podem tê-lo. Apesar de todos os tipos de shampoos ou tratamentos que façamos, o crescimento das madeixas é delimitado por fatores biológicos.

Outras pessoas estão lendo

Características

Cada tipo de cabelo tem o seu próprio ciclo de crescimento, que consiste em três fases. A primeira é a fase anagénica, na qual as células vão sendo depositadas nos folículos do cabelo, iniciando o seu crescimento. Depois, temos a etapa catagénica, na qual o cabelo interrompe o crescimento e os folículos se retraem. Durante o último estado, chamado telógeno, o cabelo dá uma estabilizada, realizando um tipo de descanso. Durante o período telógeno, o cabelo possui maior facilidade de cair ou de ser empurrado por outro fio em fase inicial, reiniciando o ciclo.

Medição do tempo

A taxa de crescimento para cada fase de cabelo varia muito de pessoa para outra. Esta variação também depende do tipo de cabelo e da localização no corpo. Para os cabelos na cabeça uma fase normal anagénica dura de dois até no máximo seis anos, já a fase catagénica dura de uma a duas semanas e, finalmente, a fase telógenica dura de cinco ou seis semanas. A taxa de crescimento de um cabelo na cabeça é de cerca de 15 cm na sua fase anagénica.

Funções

A duração do ciclo anagénico limita o tamanho máximo do cabelo. Em algum momento, é certo que aproximadamente 85 por cento dos cabelos na cabeça de uma pessoa estão na fase anagénica. A taxa de crescimento do cabelo influência diretamente o tamanho do cabelo. Em média, um cabelo longo na altura da cintura tem uma fase anagénica de aproximadamente seis anos.

Efeitos

As suas condições de saúde e possíveis tratamentos médicos têm um efeito dramático no crescimento do cabelo. A desnutrição, por exemplo, pode causar vários folículos porosos e fazer até o cabelo parar de crescer, tornando-o fino e frágil. Outro caso é a quimioterapia, que pode gerar até a paralisação completa do crescimento dos fios. Em ambos os casos, após dieta adequada ou com término do tratamento quimioterápico, o cabelo volta a crescer. Outras doenças, como a alopécia areata, podem causar calvície completa, que muitas vezes é irreversível. As causas de alopécia não são totalmente conhecidas atualmente.

Considerações

Algumas pessoas possuem uma fase anagénica mais longa do que o normal. Elas podem ser capazes de ter cabelos ainda mais longos ou até o chão. Em contrapartida, uma pessoa que possui uma fase anagénica anormalmente mais curta possui dificuldade em desenvolver fios mais longos, que ultrapassem a altura dos ombros. A quebra do cabelo decorrente de produtos químicos, do calor ou da fragilidade inerente também podem afetar o comprimento dos cabelos, mas não estão relacionados ao crescimento.

Equívocos

A calvície masculina é causada por hormônios masculinos normais e predisposição genética, e não está relacionada à saúde do cabelo ou do couro cabeludo. Portanto, remédios, vitaminas ou hidratações para parar, reduzir ou reverter a perda de cabelo serão ineficazes. No entanto, alguns cremes que neutralizam os hormônios masculinos no couro cabeludo se mostraram efetivos para reduzir a queda de cabelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível