Mais
×

Como se desculpar pela traição

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você traiu seu parceiro e gostaria de se desculpar, então há chances de que esteja pronto para qualquer coisa que ele ou ela tenha a lhe dizer, inclusive as coisas ruins. A chave para se desculpar e consertar seu relacionamento depois de ter traído é se manter calmo. Precisa estar disposto a aceitar que seu parceiro precisa de tempo para melhorar e a estrada para a recuperação pode não ser tão fácil.

Instruções

Quando admitir sua infidelidade, entenda que uma desculpa não consertará tudo (man and woman divorced image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)
  1. Reflita sobre o que fez. Antes de correr até seu parceiro para admitir que traiu, pare e pense sobre o que fez. Seu parceiro terá várias perguntas quando você admitir que traiu. Pense sobre o porque você fez o que fez, se existem problemas no relacionamento que levaram isso a acontecer, como você está disposto a evitar que isso aconteça novamente, e o mais importante é o porque você ainda quer manter o relacionamento. Se não conseguir pensar em uma razão para continuar o relacionamento, então talvez seja melhor nem tentar se reconciliar.

  2. Corte o contato com a "outra pessoa". Antes de prosseguir e se desculpar por suas ações, deve primeiro cortar todo contato com a pessoa com quem traiu. Se quiser reconciliar seu relacionamento, ter outra pessoa à sua volta vai apenas aumentar a desconfiança e as suspeitas, e criar mais brigas. Se puder garantir a seu parceiro de que a "outra pessoa" está longe disso, suas desculpas serão mais sinceras e pode começar a reconstruir a confiança.

  3. Fique calmo. Quando contar pela primeira vez sobre a traição, pode esperar que seu parceiro vá ficar muito bravo. Todo mundo lida com tristeza e raiva de maneiras diferentes, e pode conseguir prever como seu parceiro vai reagir. Esteja pronto para tudo. Se seu parceiro gritar com você, deve se manter calmo para que o problema não aumente. Lembre de que você fez algo errado e o propósito da conversa é para que possa se desculpar. Agora não é hora de trazer outros problemas à tona ou acusar seu parceiro pelas suas falhas. Você cometeu um erro, agora deve enfrentá-lo.

  4. Reconstrua a confiança que já teve. A parte mais prejudicial da traição é que seu parceiro será muito cauteloso antes de confiar em você de novo. Reconstruir essa confiança pode levar anos e você deve estar disposto a aceitar o comportamento de seu parceiro durante o processo de reconstrução. Talvez precisa checar regularmente com ele e avisar onde está indo e com quem. Seja aberto com seu parceiro, mostre o histórico da Internet, e-mails, mensagens e outros métodos de comunicação que podem fazer com que ele não confie em você. Não tem nada com que se preocupar se não tem nada a esconder.

  5. Procure por aconselhamento depois do fato. O aconselhamento geralmente é uma ótima maneira de adentrar os problemas que fizeram com que a infidelidade ocorresse. Conversar com um profissional pode ajudar ambos a chegar aos termos da situação, reconstruir o relacionamento e melhorar a vida em conjunto. Se sugerir o aconselhamento durante a desculpa, vai mostrar um compromisso sério em resolver os problemas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article