Desempenho do motor Ford Flathead

Escrito por rob wagner | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desempenho do motor Ford Flathead
Motor (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O motor Ford Flathead V8 revolucionou a indústria automobilística de 1932 a 1953 por fornecer um motor compacto e de baixo consumo. O Flathead V8, assim chamado porque as cabeças eram planas, tornou-se o motor de escolha para os amantes das corridas de automóveis.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros motores Flathead

O primeiro motor Ford Flathead V8 tinha 65 cavalos de potência (cv), 221 polegadas cúbicas e era utilizado em cupês e sedãs de 1932. Ele apresentava um cilindro de 7,78 cm e curso de cilindro de 9,53 cm. A taxa de compressão era de 5,5:1. O motor, no entanto, queimava óleo depois de apenas 1600 quilômetros e tinha uma tendência a segurar o óleo dentro do motor drenado das bronzinas do virabrequim durante curvas fechadas. O V8 tem um rendimento de cerca 8,5 quilômetros por litro de gasolina.

Melhorias

Os engenheiros da Ford trabalharam as torções para tornar o motor V8 mais confiável. Acrescentaram cabeças de alumínio e aumentaram a razão de compressão até 6,33:1 para aumentar a potência em 10 cavalos. Um novo sistema de arrefecimento também foi adicionado. Em 1936, a taxa de compressão subiu novamente até 7,5:1 para dar 94 cavalos de potência ao V8.

Modificações diferentes

Em 1938, o pequeno motor Flathead V8 de 60 cavalos de potência e 136 polegadas cúbicas estreou com um recorde de velocidade de 112 quilômetros por hora e mais de 8,5 quilômetros por litro. A Ford também produziu o Mercury 239 Flathead V8 de 100 cavalos, o 255 de 100 cavalos e o V8 de 152 cavalos e 336 polegadas cúbicas. O 336 era empregado nos automóveis Lincoln e nos caminhões Ford.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível