×
Loading ...

Como desemperrar uma porta

Atualizado em 23 março, 2017

As portas podem emperrar por diferentes razões: por estarem velhas, fora de alinhamento ou em decorrência de umidade. Assim, antes de gastar dinheiro substituindo a mesma, ou quebrá-la tentando forçar a abertura, aqui estão algumas dicas para resolver facilmente o problema.

Instruções

Portas emperradas são um problema (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)
  1. Se a porta emperrar por exposição à umidade, há duas coisas que você pode fazer. Primeiro, simplesmente espere até que o tempo fique mais seco e a porta volta ao normal ou, caso busque uma solução mais rápida, veja onde a porta está prendendo, remova-a e gentilmente lixe o local sem exageros, já que voltará ao normal quando houver menos umidade, e você não quer lacunas desagradáveis ​​aparecendo.

    Loading...
  2. Dobradiças mal ajustadas também podem ser as responsáveis, assim, verifique-as para ver se estão soltas, apertando-as se possível. Caso não resolva, porque o buraco foi alargado, substitua o parafuso por um maior, mas atente para a cabeça do mesmo, que deve ser do mesmo tamanho do que você está substituindo.

  3. Se parafusos soltos não são o problema, as próprias dobradiças podem precisar de ajuste, de modo que você deve fechar a porta e localizar onde está emperrando. Na maioria dos casos, uma folga aparecerá em frente à dobradiça solta. Reabra a porta e, com um pequeno martelo, anexe um calço entre a dobradiça e o batente, na extremidade oposta ao problema, se for ao longo da estrutura lateral da porta. Em se tratando das partes superiores ou inferiores, escolha a dobradiça mais distante da área do problema e proceda da mesma maneira.

  4. Se a porta estiver com sua estrutura desalinhada, tente inserir um pedaço de madeira na parte do batente onde está emperrando e dê uma boa pancada com um martelo. A moldura pode simplesmente mover-se o suficiente para resolver o problema, mas, caso não funcione, considere lixar a porta onde estiver desigual, tomando cuidado para não cometer excessos.

Loading...
Loading ...
Loading ...