Mais
×

Como fazer uma desengaçadeira-esmagadora para produção de vinho caseiro

Atualizado em 20 julho, 2017

A produção de vinho artesanal está ganhando popularidade no Brasil, com um aumento satisfatório de vinícolas e feiras de vinho. De acordo com o Departamento de Vinicultura e Enologia da Universidade da Califórnia, um dos passos mais importantes na produção de vinho caseiro é o desengaçar e o esmagar das uvas para extração do mosto. Entretanto, as prensas de vinho e as desengaçadeiras podem ser muito caras. Se você não conseguir o aluguel de uma prensa em uma vinícola, faça sua própria desengaçadeira-esmagadora de uva caseira usando alguns itens básicos.

Instruções

Como fazer uma desengaçadeira-esmagadora caseira (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Lave um engradado plástico de leite com água quente e sabão antibacteriano. Ele será usado como tanque de fermentação.

  2. Lave o interior de uma lata plástico de lixo de 115 L, assim como a estaca de madeira com água quente e sabão antibacteriano. Usar uma lata nova é melhor, mas também é importante lavá-la.

  3. Coloque as uvas lavadas no engradado até encher.

  4. Coloque o engradado no fundo da lata. Use luvas para proteger as mãos das farpas.

  5. Segure a estaca de madeira com as mãos na posição vertical e bata em cima das uvas várias vezes até ficarem esmagadas.

  6. Remova o engradado e descarte os caules e as peles da uva no lixo, deixando o suco da uva (mosto) no fundo da lata. Repita os passos de 3 a 5, até ter a quantidade desejada de mosto.

O que você precisa

  • Engradado plástico de leite
  • Sabão antibacteriano
  • Água quente
  • Lata plástica de lixo de 115 L
  • Estaca de madeira de 15 cm por 15 cm com 1,2 m de comprimento
  • Luvas de proteção
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article