Mais
×

Como desenhar uma árvore de análise sintática

Atualizado em 22 julho, 2017

Árvores de análise sintática, ou simplesmente árvores sintáticas, são usadas em linguística e na gramática formal para dividir uma frase em seus diferentes elementos, sem alterar sua estrutura. Árvores sintáticas assemelham-se a diagramas em árvore comuns; contudo, a diferença é que têm uma função muito específica e podem rapidamente tornar-se complexas. Embora pareçam intimidantes e demoradas, saber como usar uma árvore sintática corretamente demonstrará um conhecimento profundo das regras e posicionamento das partes de uma frase.

Instruções

Como desenhar uma árvore de análise sintática (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Marque quantas partes específicas da frase puder. Isso inclui o sintagma nominal e o sintagma verbal, assim como suas partes individuais. Isso ajuda a começar sua árvore.

  2. Construa a árvore de cima para baixo. A primeira coisa a escrever é um "O", representando a oração. Toda árvore de uma oração completa começa assim. Essa letra não precisa necessariamente de uma palavra conectada a ela; isso apenas denota que a árvore representa uma oração. É sempre o galho mais alto da árvore.

  3. Separe o sintagma nominal (sujeito) do sintagma verbal (predicado). Desenhe dois galhos a partir do "O" e escreva "SN" abaixo do galho esquerdo e "SV" abaixo do direito. Esses símbolos servirão como distinções visuais entre as duas partes da frase.

  4. Escreva a frase abaixo da árvore. Deixe espaço suficiente para adicionar mais partes à árvore. Logo você escreverá cada pedaço da árvore e criará um galho individual para cada palavra.

  5. Decida se há um determinante, ou artigo, na frase. Se houver, faça dois galhos abaixo de "SN" e escreva "D" abaixo do galho esquerdo. Desenhe uma linha abaixo de "D" até o próprio determinante na frase. Marque o espaço abaixo do galho direito com "N" (de "nome") ou "SN", dependendo de se há apenas um substantivo ou ainda um sintagma nominal.

  6. Desenhe dois galhos abaixo da marca "SV". Nomeie-os "V" e "SN", da esquerda para a direita. Desenhe uma linha de "V" ao verbo da frase e analise a frase nominal dentro do sintagma verbal para criar os próximos galhos.

Dicas

  • Há outras possibilidades de nomes para os galhos. Sintagmas preposicionais, adjetivais, entre outros, também podem fazer parte da árvore se estiverem na frase. Extraia-os dos sintagmas corretos (SN ou SV) e conecte-os como necessário.
  • Certifique-se de que todas as palavras na frase estejam conectadas a um galho específico. Se sobrar alguma palavra, estão faltando galhos em sua árvore.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article