Como desenhar com uma caneta permanente

Escrito por ariel phillips | Traduzido por matheus santos silva
Como desenhar com uma caneta permanente
Use canetas permanentes para esboços e muito mais (marker drawing image by .shock from Fotolia.com)

As canetas permanentes são muito usadas nas áreas de pouca criatividade da rotulagem ou para marcar objetos de alguma forma, mas você pode usá-las para desenhar e criar arte. As canetas permanentes vêm em vários formatos e estilos, e possuem uma variedade de possibilidades de desenho. Porém, se cometer um erro com elas, ele não pode ser apagado. Uma boa ideia é seguir algumas diretrizes básicas de desenho ao usar uma caneta permanente para ajudar a evitar erros e contratempos.

Instruções

  1. 1

    Determine a cor e o estilo da caneta permanente que você quer usar. Elas podem ser finas e grossas com pelo menos 12 cores diferentes. As canetas grossas deixam linhas fortes e funcionam melhor para contornos e desenhos de linhas básicos. Você também pode usar canetas mais finas para contornar, mas elas são mais versáteis e funcionam melhor que as grossas para pintar quadrinhos e desenhar imagens mais densas e detalhadas.

  2. 2

    Escolha um meio de desenho. As canetas permanentes funcionam melhor em papel grosso feito para desenho com canetas, lápis coloridos ou tinta. Quando usadas em papel fino, como papel de impressora, as canetas permanentes costumam ultrapassá-lo.

  3. 3

    Prepare sua superfície de desenho. Desenhe em uma superfície dura, como uma mesa ou escrivaninha, quando desenhar com canetas permanentes. Coloque algo entre seu papel e a superfície, como um pedaço de papelão, para acolchoar a ponta da caneta e evitar que ela passe pelo papel e atinja a superfície.

  4. 4

    Desenhe de forma rápida, como em um esboço. As canetas permanentes são normalmente melhores para esboços simples e não para obras-primas meticulosamente detalhadas. Elas não borram, para que você não precise preocupar em distrair e borrar ou manchar seu desenho. As canetas permanentes deixam uma linha forte sem necessidade de desenhá-la várias vezes, como em desenhos com lápis ou pastéis.

  5. 5

    Faça desenhos, caricaturas ou outras figuras fácies de contornar, como desenhos arquitetônicos. As canetas permanentes são ótimas para retratar objetos de maneira simples que não requerem muitas linhas ou detalhes. Elas são eficazes em comunicar visualmente e são muito usadas em sinalização e outros objetos de comunicação visual.

  6. 6

    Adicione cor ao seu esboço usando diferentes cores de canetas permanentes. Apesar de uma cor só ser normalmente o bastante para um desenho, adicionar uma segunda, terceira ou mesmo quarta cor, pode realçar a imagem se feito corretamente. Evite colorir ou sombrear áreas grandes e, no lugar, use outras cores para adicionar linhas representativas à imagem. Se o desenho começar a ficar abarrotado ou muito trabalhado, dê um passo para trás e avalie se você já terminou o desenho.

Dicas & Advertências

  • Nunca sobreponha canetas permanentes em desenhos como você faria com lápis coloridos, pastéis ou tinta. Sobrepor canetas permanentes vai deixar uma cor pouco atraente e indistinta, normalmente um marrom tedioso ou um preto nebuloso.
  • Cuidado para não marcar nada além do desenho quando usar canetas permanentes. A caneta deixa marcas e manchas permanentes em roupas ou outros tecidos, e pode ser difícil de limpar da pele.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível