Como desenhar uma coruja

Escrito por clarissa morgan | Traduzido por cecília de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar uma coruja
Você pode desenhar corujas seguindo alguns passos básicos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Corujas têm sido um tema popular ao longo da história da arte. Comumente associadas a magia e mistério, esses pássaros podem inspirar facilmente um trabalho artístico. Felizmente, corujas são simples de desenhar. Com prática e uma boa foto para usar como modelo, você pode aprender a desenhar uma coruja realista em poucos passos.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Lápis
  • Borracha
  • Papel para desenho
  • Referências

Lista completaMinimizar

Instruções

    Formas básicas

  1. 1

    Desenhe um círculo para a cabeça da coruja. Tente fazê-lo com o mesmo tamanho e forma encontrados em sua fotografia de referência. Trace linhas suaves com o lápis para que você possa apagá-las facilmente quando precisar fazer os ajustes necessários.

  2. 2

    Desenhe uma forma oval alongada para o corpo. Essa forma deve se sobrepor à parte inferior da cabeça da coruja. Estude a sua referência para garantir as proporções corretas. Esses passos, embora básicos, são a fundação do seu desenho. Utilizando os dedos, verifique se os tamanhos são consistentes. Vale a pena tomar um tempo para conseguir o tamanho e a proporção o mais próximos possível da referência.

    Como desenhar uma coruja
    Não tenha pressa durante a criação das formas básicas de sua coruja (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. 3

    Agora, desenhe a forma básica das asas. Dependendo da posição de sua fotografia, essas formas podem ser ovais ou triangulares. Elas devem sobrepor levemente o corpo em ambos os lados, mesmo que estejam dobradas. Mantenha traços leves, desenhando linhas sobrepostas até obter um esboço perfeito.

  4. 4

    Apague as linhas sobrepostas quando as asas encontrarem o corpo e quando ele estiver sobreposto à cabeça. Não apague o fundo da forma da cabeça. A face circular da coruja será o ponto de perspectiva do seu desenho. Agora, você tem o esboço básico do corpo.

    Detalhes

  1. 1

    Observe atentamente a sua referência. A coruja está repousando em um galho ou voando no céu? Desenhe as pernas da coruja como dois triângulos voltados para baixo. Eles devem se sobrepor à forma oval do corpo. Não se preocupe muito com a forma dos pés nesse estágio. Se a sua coruja estiver sentada em alguma coisa, desenhe essa forma utilizando linhas leves como uma nova forma básica.

    Como desenhar uma coruja
    Se a coruja em sua foto estiver empoleirada, desenhe o poleiro como outra forma básica (Comstock/Comstock/Getty Images)
  2. 2

    Adicione dois círculos para os olhos e um pequeno bico triangular. Tome um tempo maior para desenhar os olhos. Com base em sua referência, inclua todos os detalhes que desejar. Esses detalhes tornarão o seu desenho mais realista.

    Como desenhar uma coruja
    Olhos detalhados darão à sua coruja um aspecto mais natural (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  3. 3

    Agora, desenhe os pés da coruja com base na referência. Primeiro, esboce os dedos desenhando linhas. Assim, se os pés estiverem fechados ou abertos, você poderá desenhar a posição correta facilmente. Quando estiver satisfeito com a direção das linhas, transforme-as em garras começando na ponta e desenhando uma linha até a base do pé.

  4. 4

    Atribua texturas ao corpo, à cabeça e às asas de sua coruja. Desenhe as penas com uma série de pequenas linhas. Retrate a barriga, a cabeça e as asas como formas tridimensionais e tente seguir o contorno das formas imaginadas anteriormente em seu esboço. Represente as formas das penas maiores utilizando formas em V. Lembre-se de que você não precisa desenhar cada pena; apenas dê a impressão de sua forma e localização. Nas pernas mais escuras, utilize uma técnica de sombreamento.

    Como desenhar uma coruja
    O corpo da coruja é coberto de variadas texturas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  5. 5

    Analise o seu desenho e verifique se alguma coisa está faltando. Apague as linhas que destoem do trabalho como um todo. Se a sua coruja apresentar tufos na cabeça, desenhe-os com as mesmas linhas utilizadas para representar as penas. Adicione outros detalhes que encontrar na fotografia. Esses últimos ajustes serão responsáveis pelo acabamento de seu desenho.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de que todo desenho é um processo. Não tenha medo de modificar detalhes com os quais você não esteja satisfeito e faça novas tentativas. Faça intervalos caso você se sinta frustrado com os resultados.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível