Como desenhar estrelas de cinco pontas usando a linguagem Python

Escrito por simone spada | Traduzido por karina silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar estrelas de cinco pontas usando a linguagem Python
Se você usa uma boa biblioteca de gráficos, desenhe estrelas de cinco pontas ou quaisquer outras formas geométricas bidimensionais simples (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Se você usa uma boa biblioteca de gráficos, desenhar estrelas de cinco pontas ou quaisquer outras formas geométricas bidimensionais simples com a linguagem de programação Python pode ser rápido e fácil. O Tkinter é a biblioteca GUI (interface gráfica do usuário) multiplataforma mais utilizada, e não por coincidência, vem junto com a maioria das distribuições Python. É possível que se você tem um ambiente padrão do Python no seu computador, já tem esta biblioteca instalada. Ela tem todos as ferramentas GUI padrão necessárias para criar interfaces de usuário interativas e robustas. Para desenhar formas bidimensionais, tais como estrelas, ele inclui a ferramenta fácil de usar Canvas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

O que você precisa?

  • Ambiente de script Python
  • Biblioteca Tkinter GUI
  • Texto simples ou editor de código

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra um novo arquivo no seu editor de texto e digite o seguinte código de duas linhas no topo:

    !/usr/bin/python

    from Tkinter import Canvas

    Quando estiver rodando em qualquer variante Unix/Linux/OS X, a primeira linha dirá ao shell do sistema operacional onde localizar o interpretador Python; um shell de comando Windows irá ignorar a primeira linha. A próxima linha importa a classe da ferramenta Tkinter necessária, Canvas, ​​para o uso no código subsequente.

  2. 2

    Digite as duas linhas seguintes:

    c = Canvas() c.pack()

    Essas criarão uma instância da ferramenta do Canvas e a prepararão para a exibição.

  3. 3

    Crie um conjunto de vértices para a forma de estrela de cinco pontas inserindo esta linha de código:

    verts = [10,40,40,40,50,10,60,40,90,40,65,60,75,90,50,70,25,90,35,60]

    Cada dois números nessa matriz representam as coordenadas x e y de um único vértice da estrela. Dez vértices fazem uma estrela de cinco pontas, portanto, há 20 elementos na matriz. Em linguagem de programação gráfica, essa matriz tem um "stride" de dois, ou seja, cada dois elementos contêm todas as informações necessárias para exibir um vértice.

  4. 4

    Digite as duas linhas a seguir:

    for i in range(len(verts)): verts[i] += 100

    Embora não seja necessário apresentar a forma de estrela em uma janela, esse loop demonstra um método simples de posicionar a forma. Na terminologia da programação gráfica, isso é chamado de uma "tradução". O vértice A da matriz define a posição original da forma; esta tradução move a forma ao longo dos eixos x e y positivos em 100 pixels. Você pode aumentar ou diminuir essa tradução diagonal, alterando o valor para algo diferente de 100.

  5. 5

    Adicione essas duas últimas linhas e salve o arquivo como "estrela.py":

    c.create_polygon(verts, fill='orange', outline='red') c.mainloop()

    Como o nome da função indica, esse código cria o polígono em forma de estrela utilizando as posições do vértice na matriz. Por padrão, a tela colocará a estrela em preto, mas esse código substitui o padrão por uma cor de preenchimento alaranjada com uma borda vermelha. A linha final do código inicia o aplicativo. Ele continua a ser executado até que o usuário feche a janela.

  6. 6

    Abra um shell, navegue até o diretório que contém o novo arquivo de código e execute o seguinte comando na linha de comando se você estiver em um sistema Unix/Linux/OS X:

    chmod +x star.py

    No Windows, isso é desnecessário. Para ver a estrela, execute o script a partir da linha de comando, digitando:

    ./estrela.py

Dicas & Advertências

  • Use apenas um texto simples ou editor de código. Processadores de texto adicionarão formatação de texto, o que impedirá que o interpretador Python faça a leitura do script.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível