Como desenhar os isômeros do C6H12

Escrito por michael judge | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar os isômeros do C6H12
Isômeros podem ser formados através do rearranjo de átomos em uma molécula (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Isômeros são moléculas químicas que possuem os mesmos tipos e quantidades de vários átomos e mesmo assim são compostos diferentes. Um tipo de isômero é o estrutural, onde os mesmos átomos são conectados de maneiras diferentes para formar moléculas diferentes. Por exemplo, dois carbonos, seis hidrogênios e um oxigênio poderiam ser arranjados para formar o éter dietílico (CH3OCH3) ou etanol (CH3CH2OH). Os seis carbonos e 12 hidrogênios encontrados na fórmula C6H12 podem ser arranjados para formar 25 isômeros estruturais diferentes.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desenhe uma possível estrutura de um anel com seis carbonos: o cicloexano. Essa estrutura é desenhada juntando-se os seis carbonos um ao outro em um círculo de forma a compor um anel. Desenhe dois hidrogênios ligados a cada carbono.

  2. 2

    Desenhe um possível substituto com estrutura de um anel de cinco carbonos: o metil-ciclopentano. Essa estrutura é desenhada juntando-se os cinco carbonos em um anel. Desenhe o carbono que falta com três hidrogênios ligados a ele (ou seja, o grupo metil CH3-) ligado a qualquer carbono do anel.

  3. 3

    Desenhe os quatro substitutos possíveis para as estruturas cíclicas de quatro carbonos: 1,1-dimetilciclobutano, 1,2-dimetilciclobutano, 1,3-dimetilciclobutano e ethilciclobutano. Essas estruturas são desenhadas a partir de quatro carbonos arranjados em forma de anel. Dois grupos CH3- são adicionados aos carbonos nas posições indicadas pelos números no começo do nome da estrutura. Qualquer carbono do anel pode ser escolhido como o carbono 1 e o carbono 2 deve estar localizado logo ao lado dele. Continue com esse padrão até que todos os carbonos estejam completos. A exceção é o etilciclobutano, que possui o grupo "etil" CH3CH2- ligado a qualquer carbono do anel.

  4. 4

    Desenhe os seis substitutos possíveis para a estrutura cíclica com três carbonos: 1,2,3-trimetilciclopropano, 1,1,2-trimetilciclopropano, 1-etil-1-metilciclopropano, 1-etil-2-metilciclopropano, propilciclopropano e o isopropilciclopropano. Essas estruturas são desenhadas a partir de três carbonos formando um anel. Assim como antes, os grupos apropriados são ligados aos carbonos correspondentes, como numerado ao redor do anel. Um grupo CH3- é desenhado onde "metil" está indicado no nome, um grupo CH3CH2- onde "etil" está indicado, CH3CH2CH2- para propil e (CH3)2CH2 para isopropil.

  5. 5

    Desenhe quatro estruturas lineares de quatro carbonos contendo uma ligação dupla: 2-etil-1-buteno [CH2=C(CH2CH3)CHCH2CH3], 2,3-dimetil-2-buteno [CH3C(CH3)=C(CH3)CH2CH3], 2,3-dimetil-1-buteno [CH2=C(CH3)CH(CH3)CH3] e 3,3-dimetil-1-buteno [CH2=CHC(CH3)(CH3)CH2CH3].

  6. 6

    Desenhe seis estruturas lineares contendo cinco carbonos com uma ligação dupla: 2-metil-1-penteno [CH2=C(CH3)CH2CH2CH3], 3-metil-1-penteno [CH2=CHCH(CH3)CH2CH3], 4-metil-1-penteno [CH2=CHCH2CH(CH3)CH3], 2-metil-2-penteno [CH3C(CH3)=CHCH2CH3], 3-metil-2-penteno [CH3CH=C(CH3)CH2CH3] e 4-metil-2-penteno [CH3CH=CHCH(CH3)CH3].

  7. 7

    Desenhe três estruturas lineares contendo seis carbonos com uma ligação dupla: 1-hexeno [CH2=CHCH2CH2CH2CH3], 2-hexeno [CH3CH=CHCH2CH2CH3] e 3-hexeno [CH3CH2CH=CHCH2CH3].

Dicas & Advertências

  • Alguns dos isômeros produzirão isômeros adicionais se a chamada isomeria geométrica for considerada, onde a localização dos grupos ligados relativos ao plano do anel ou dupla ligação é levada em consideração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível