×
Loading ...

Como desenhar um mapa simples de uma cidade online

Desenhar manualmente um mapa preciso e acessível de ser lido é difícil, então um mapa base online simples é uma ótima maneira de conferir direções. Crie e salve-o como um arquivo no computador e o imprima, ou anexe em e-mails ou convites online. Um mapa online é também interessante caso precise de várias cópias e a impressora não possui um scanner ou copiadora. Personalize o mapa com placares, setas, direções, fatos históricos e outros guias.

Instruções

Mostre características topográficas no mapa, como árvores, montanhas e rios (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Desenhe um mapa online

  1. Escolha um programa de desenhar online para utilizar. Selecione uma que possua ferramenta de linha, além da capacidade de criar formas livres. O melhor programa depende do projeto que possui em mãos. Se for desenhar um simples mapa de ruas, escolha um programa que permita desenhar sobre uma grade pré-existente. Se for fazer um mapa de diferentes locações, escolha um programa com ícones para prédios, árvores e símbolos. Alguns dos melhores programas são o Queeky, Favicon Icon Drawing e Litha Paint. Também há programas que são específicos para a criação de mapas e mais fáceis de usar, como o J-Painter Online e ImagineImage.

    Loading...
  2. Mude a cor de fundo. Selecione a ferramenta de preencher e a cor que deseja utilizar, e clique em qualquer lugar da imagem. Escolha uma cor que seja fácil para sobrepor e não tão escura para que possa ler qualquer escrita.

  3. Adicione quaisquer grandes marcos primeiro, como lagos, montanhas, rios ou avenidas principais. Para desenhar um lago, use uma ferramenta para criar formas livres e a preencha com azul. O mais importante ao fazer um lago é definir a forma, pois se não o fizer, a ferramenta de preencher cobrirá toda a área da imagem. Felizmente, quase todos esses programas possuem o botão "undo" (desfazer) e borrachas para que não se preocupe se cometer algum erro.

  4. Desenhe rios e montanhas com a ferramenta de formas livres. Escolha a espessura da linha proporcional ao resto do mapa. Se as ruas na cidade forem sinuosas, use as formas livres também. Se não, use a ferramenta de linha reta.

  5. Faça uma grade de ruas com a ferramenta de linhas. Mude a espessura de acordo com o tamanho da rua ou caminho. Faça várias linhas horizontais e verticais que se intersectam em distâncias iguais. Nomeie as ruas com a ferramenta de texto. Crie um ícone direcional norte-sul no canto para orientação.

  6. Use a ferramenta de formas para desenhar prédios ou use os ícones disponíveis. Nomeie os prédios com texto, cores diferentes e símbolos. Use uma caixa para apontar ou destacar os marcos principais.

  7. Termine o mapa adicionando árvores, arbustos, parques e outras vegetações. Crie um título em letras grandes e adicione um subtítulo com mais informações. Coloque nome e data no canto da imagem como créditos. Exporte o mapa do programa para o computador em JPEG ou PDF, e então imprima ou envie como anexo.

Loading...

O que você precisa

  • Programa de desenho online
  • Mapa referência (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...