Mais
×

Como desenhar e pintar em estilo pós-impressionista

Atualizado em 20 julho, 2017

A arte pós-impressionista pode acrescentar um elemento vivo e impressionante a qualquer ambiente. Esta técnica concentra-se no uso de cores audazes e formas exageradas ao mesmo tempo que mantém algo do Impressionismo. Criar sua própria obra de arte pós-impressionista pode ter um maior custo-benefício do que comprar uma, além de mostrar seu lado criativo. É possível desenhar e pintar em estilo pós-impressionista prestando atenção a algumas técnicas específicas; os passos básicos seguintes lhe ajudarão a criar uma obra de arte da qual poderá ficar orgulhoso.

Instruções

Pinceladas exageradas e cores brilhantes estão presentes no pós-impressionismo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha uma figura a ser desenhada. Junte fotos de sua própria coleção ou encontre imagens na internet para servirem de referência para o desenho. O pós-impressionismo geralmente enfatiza figuras reais: uma paisagem ou grupo de pessoas em algum tipo de atividade são duas opções ao escolher seu tema.

  2. Desenhe a imagem desejada em uma tela ou papel de desenho. Utilize um lápis HB comum para desenhar o plano de fundo e os objetos no primeiro plano. O pós-impressionismo geralmente enfatiza as formas geométricas dos objetos na imagem, portanto, comece pelas formas básicas de cada figura. Ao desenhar uma pessoa, por exemplo, crie um círculo para a cabeça, um retângulo para o corpo e ovais longas para os braços e pernas. Após desenhar todos os itens, suavize linhas rígidas e marcas de junção utilizando uma borracha: isso tornará os objetos mais realistas enquanto mantém a integridade das formas.

  3. Pinte utilizando tinta acrílica. Acrescente a cada objeto uma camada base de suas cores básicas correspondentes. Use cores vívidas e aplicações intensas de tinta para captar o visual pós-impressionista. Escolha uma fonte de luz imaginária para a pintura. Acrescente pontos luminosos onde a fonte de iluminação brilharia naturalmente. Pinte as sombras no sentido oposto aos pontos luminosos. Considere o uso de cores artificiais para a pintura de seus objetos -- uma técnica comum ao pós-impressionismo.

  4. Adicione os detalhes à pintura. Obras pós-impressionistas geralmente são suaves e indefinidas. Pinte detalhes com parcimônia, utilizando um pincel fino e com a mão leve. Exagere suas pinceladas para gerar um visual vívido e dramático. Deixe a tinta secar de acordo com as instruções do fabricante.

Dicas

  • Caso utilize uma tela, lixe-a utilizando uma lixa fina e remova detritos utilizando o pano pega poeira.
  • Aplique duas camadas de verniz a base d'água.

Aviso

  • Sempre pinte em uma área ventilada.

O que você precisa

  • Tela (opcional)
  • Papel para desenho (alta gramatura, opcional)
  • Lixa de grão fino
  • Pano pega poeira
  • Verniz à base d'água
  • Lápis HB
  • Borracha
  • Tinta acrílica
  • Pincel fino
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article