on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como desenhar e pintar um fundo de floresta tropical

Atualizado em 17 abril, 2017

As florestas tropicais não apenas são alguns dos lugares mais importantes da Terra, mas sua diversidade de vida colorida também é uma inspiração para os artistas. Desenhar ou pintar uma boa floresta tropical pode ser uma obra de arte por si só ou um fundo ao qual o artista pode acrescentar as criaturas e plantas que vivem nesse ambiente. Lembre-se de mostrar todos os diferentes níveis das copas das árvores de uma floresta para retratá-la em toda a sua glória.

Instruções

As florestas tropicais podem ser tanto um lindo fundo quando um primeiro plano em uma imagem (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Desenhe uma linha horizontal da esquerda para a direita através do centro do papel. Comece o seu desenho ao criar um ponto focal. O ideal é ter duas árvores altas no meio do desenho ou da pintura, e elas devem servir como o seu ponto focal.

    Loading...
  2. Acrescente os troncos das duas árvores. Os troncos devem ser desenhados começando 2,5 cm abaixo da linha horizontal e chegando até o topo do papel. Em seguida, acrescente os troncos de outras árvores mais baixas ao centro do desenho. Esses troncos também devem começar 2,5 cm abaixo da linha horizontal. As árvores devem ter várias alturas. Acrescente o resto das árvores ao desenho na esquerda e na direita do papel, mas deixe 5 cm abaixo da linha horizontal para elas. Após desenhar os troncos, acrescente os galhos, mas somente próximo aos topos das árvores. Isso dará a impressão de que as árvores possuem uma altura considerável.

  3. Retrate uma folhagem de samambaias abaixo dos troncos das árvores, começando na parte de baixo do papel, da esquerda para a direita. Desenhe as samambaias, fazendo as curvas de suas frondes. Em seguida, acrescente iluminação e sombra da parte de baixo da planta até as pontas das folhas. Desenhe as samambaias até os troncos, de forma que pareçam se fundir. Devido às diferenças de onde as árvores começam, as samambaias devem ficar no ponto mais alto no centro do desenho.

  4. Sombreie as árvores, mas não em excesso. As sombras mais escuras não devem ser tão escuras a ponto de você ter problema para pintar por cima.

  5. Comece a pintura pelo lado esquerdo. Pinte as frondes das samambaias primeiro. Utilize um tom de verde principalmente claro para obter um contraste melhor contra os troncos e os galhos das árvores. Utilize os tons mais claros de verde nas pontas das frondes, o que dará um efeito de luz nas mesmas.

  6. Pinte as árvores dos troncos para cima e deixe algumas partes sem pintar, para dar o efeito de luz penetrando na copa da floresta tropical. Estude a cor do céu com cuidado e seja seletivo em relação ao que pinta. As áreas do céu que espreitam por uma floresta tropical costumam ter uma cor azul indistinta e muito pálida.

Loading...

Dicas

  • Deixe espaço suficiente entre cada árvore para a luz penetrar.

Aviso

  • Evite criar uma cena de floresta tropical abarrotada demais com o acréscimo de muitas árvores e samambaias.

O que você precisa

  • Lápis
  • Pincel
  • Tinta
  • Papel
  • Imagem de floresta tropical

Recursos

Loading ...
Loading ...