Como desenhar uma planta elétrica com circuitos

Escrito por jerry walch Google | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar uma planta elétrica com circuitos
Desenhar plantas elétricas é um dos passos essenciais ao solicitar uma licença de fiação elétrica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desenhar plantas elétricas precisas e detalhadas é um dos passos essenciais ao solicitar uma licença de fiação elétrica. Símbolos padrão indicam a localização das tomadas duplex, tomadas para fins especiais, interruptores, tomadas de luz de parede, tomadas de luz de teto e interruptores em plantas elétricas. Símbolos ANSI (American National Standard Institute - Instituto de Padrão Nacional Americano) são padrões da indústria e reconhecidos pela AHJ (Authority Having Jurisdiction - Autoridade com Jurisdição), inspetores elétricos e engenheiros do departamento de construção que emitem licenças elétricas. Os símbolos são fáceis de lembrar, mas mantenha uma cópia deles por perto para evitar erros.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • NEC (National Electric Code - Código Elétrico Nacional) NFPA (National Fire Protection Association - Associação Nacional de Proteção contra Fogo) Publicação 70, Revisão 2008
  • Símbolos elétricos da ANSI
  • Papel milimetrado de 0,6 cm

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desenhe uma planta em escala. Uma escala de 0,6 cm para 30 cm é conveniente para trabalhar. Utilizando essa escala, a maioria das casas vai caber em uma folha de papel milimetrado de 28 a 43 cm.

  2. 2

    Indique os locais de todos os receptores duplex de uso geral em quartos e corredores. Revise o NEC Artigo 210,52 Tomadas Receptoras de Unidades Habitacionais para obter mais informações. Em resumo, nenhum ponto medido ao longo da linha de piso contínua pode estar a mais de 1,80 m de uma tomada receptora, tendo em mente que uma tomada duplex conta como duas tomadas. Qualquer espaço da parede de 60 cm de largura ou mais deve ter uma tomada receptora. Qualquer corredor de 3 metros ou mais deve ter pelo menos uma tomada receptora. Coloque o primeiro receptor a 1,80 m do primeiro intervalo na linha do piso e, em seguida, coloque o restante em intervalos de 3,60 m. Um receptor duplex cumpre a regra para um alcance de 1,80 m para cada lado de sua localização.

  3. 3

    Desenhe as posições de todas as tomadas de parede e luz de teto.

  4. 4

    Desenhe as posições de todos os interruptores de parede.

  5. 5

    Mostre a posição de todos os porta-lâmpadas para fins especiais - aqueles para uma extensão elétrica, máquina de secar roupa, coletor de lixo, máquina de lavar louça, compactador de lixo, geladeira e congelador, por exemplo.

  6. 6

    Esboce a posição da bancada da cozinha com eletrodomésticos de pequeno circuitos de forma que nenhum espaço de 60 cm ou mais de largura fique sem uma tomada receptora e cada espaço na parede de 30 cm ou mais de largura tenha uma tomada receptora pelo NEC Artigo 210,52 (C) (1) .

  7. 7

    Indique a posição do painel de disjuntor no desenho.

  8. 8

    Use linhas curvas sólidas para indicar uma fiação de circuito escondida em paredes e tetos; linhas quebradas com traços longos e curtos para indicar uma fiação de circuito escondida em pisos e linhas pontilhadas para indicar uma fiação de circuito que está exposta.

  9. 9

    Use linhas sólidas com setas sólidas apontando para o painel de disjuntor para indicar "Homeruns", o cabo que leva energia do painel de serviço para o primeiro dispositivo desse circuito.

  10. 10

    Use barras curtas desenhadas através dessas linhas para indicar o número de condutores do circuito em cada cabo.

Dicas & Advertências

  • Existem símbolos para campainhas, transformadores de campainha, botões de campainha, tomadas telefônicas, interfones, e qualquer outra coisa que você quiser incorporar em sua planta; então, você precisa baixar e imprimir o conjunto completo de símbolos elétricos da ANSI no site de referência dado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível