×
Loading ...

Como desenhar uma porca sextavada

Atualizado em 17 abril, 2017

Porcas sextavadas são pequenos blocos metálicos perfurados usados para prender parafusos. A porca e o parafuso quando unidos servem para fixar partes de máquinas e outras estruturas segmentadas. O termo sextavada se refere às porcas com seis lados, ou hexagonais. Esse formato permite que elas sejam manuseadas por chaves e alicates que aplicam torque (força rotacional) à elas.

Instruções

Desenhe uma porca sextavada (nut image by Jesse-lee Lang from Fotolia.com)
  1. Configure o raio do seu compasso para pelo menos 5 cm. Então, desenhe um círculo perto do topo da sua página. O círculo será uma linha guia usada para localizar os cantos do hexágono que será a porca. Ele não faz parte do desenho.

    Loading...
  2. Posicione a ponta seca do seu compasso em qualquer ponto ao longo da circunferência do círculo inicial. Arraste então a ponta com o grafite de modo a cruzar a circunferência, formando um pequeno arco.

  3. Posicione a ponta seca do compasso na intersecção que você acabou de fazer. Novamente faça um arco, como no passo anterior.

  4. Repita o passo 3 até que você tenha seis arcos cortando a circunferência do círculo.

  5. Forme a silhuete da porca: desenhe segmentos conectando pares das intersecções feitas nos passos 3 e 4. O resultado será um hexágono.

  6. Faça o buraco da porca: diminua o raio do compasso pela metade. Então, desenhe mais um círculo, cujo centro deve ser o mesmo centro do primeiro círculo. Esse passo completa a visão superior da porca.

  7. Faça as linhas laterais da porca: desenhe dois traços que se estendam da parte inferior dos cantos mais à esquerda e mais à direita do hexágono em direção à parte inferior do papel. Além disso, desenhe uma linha suave conectando esses pontos mais à direita e à esquerda da visão superior.

  8. Faça as linhas para as facetas da porca: para cada um dos cantos da porca que ficam abaixo do último traço feito no passo 7, desenhe uma linha vertical na direção da parte inferior do papel.

  9. Faça a vista lateral da porca sextavada: desenhe um retângulo alguns centímetros abaixo da visão superior. Certifique-se que ele tenha essas características:

    Seus cantos superior e inferior têm a extensão dos traços mais à esquerda e mais à direita feitos no passo 7.

    Sua altura é um terço do comprimento.

  10. Complete a porca desenhando sua facetas: para cada traço feito no passo 8, faça um traço mais escuro na porção que cai sobre o retângulo do passo 9.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...