Como desenhar a rua de uma cidade com perspectiva de um ponto de fuga

Escrito por dan chruscinski | Traduzido por cassiane ogliari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar a rua de uma cidade com perspectiva de um ponto de fuga
A perspectiva pode ser criada através da criação de um ponto de fuga (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O mundo não é um espaço bidimensional e, para retratar o mundo a sua volta em um desenho, você deve lembrar de adicionar a perspectiva ao trabalho artístico. A perspectiva pode ser criada através da criação de um ponto de fuga que ligará todos os elementos do desenho em sua direção. Pense em estar olhando para um longo trecho de uma estrada que, eventualmente, vai se estreitar até desaparecer de vista. Você pode criar o desenho da rua de uma cidade com a perspectiva de um único ponto de fuga para replicar o ponto onde sua imagem desaparece na perspectiva do espectador.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Lápis
  • Papel
  • Régua
  • Caneta
  • Lápis de cor

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desenhe um ponto pequeno, centralizado horizontalmente no papel. Posicione-o perto do topo da página, para ter mais espaço para desenhar diferentes partes da rua. Esse é seu ponto de fuga.

  2. 2

    Desenhe uma linha horizontal através da página que se sobreponha ao ponto de fuga. Essa linha é conhecida como a linha do horizonte.

  3. 3

    Coloque a borda da régua sobre o ponto, em direção à parte inferior do papel, até o canto inferior esquerdo. Desenhe uma linha com a ajuda da régua até a parte inferior da página.

  4. 4

    Coloque a régua de modo que fique inclinada em direção ao canto inferior direito da página. Desenhe uma linha abaixo da régua até a parte inferior da página. Agora você tem um triângulo formado com as linhas diagonais (dois lados) e a borda inferior de seu papel (terceiro lado).

  5. 5

    Desenhe um quadrado no lado direito do papel. O canto inferior esquerdo do quadrado deve tocar a linha direita do ângulo anteriormente desenhado. Esse é o início da obra.

  6. 6

    Posicione a régua no canto superior direito do quadrado. Deixe a régua novamente inclinada para que o canto do quadrado e seu ponto de fuga fiquem conectados pela borda da régua. Desenhe uma linha que ligue os dois pontos.

  7. 7

    Posicione a régua em cada um dos outros três cantos do quadrado. Desenhe uma linha ligando cada canto ao ponto de fuga. Você vai criar uma forma tridimensional que se estenderá até o ponto de fuga.

  8. 8

    Escolha um ponto ao longo da linha que você desenhou anteriormente estendendo-se do canto superior direito do quadrado até o ponto de fuga. Desenhe uma linha horizontal a partir desse ponto até a linha que se estende a partir do canto superior esquerdo do quadrado. Isso vai ligar os dois segmentos de linha.

  9. 9

    Desenhe uma linha que comece na extremidade esquerda da linha horizontal que você desenhou no passo anterior e que se desloque verticalmente para baixo. Pare quando chegar na linha da rua. Com isso, você terá criado seu primeiro edifício.

  10. 10

    Desenhe outros edifícios seguindo a mesma combinação de uma linha vertical e uma horizontal ao longo dos segmentos que passam em direção ao ponto de fuga. Quando estiver pronto, você terá vários edifícios enfileirados.

  11. 11

    Desenhe prédios do lado oposto da rua usando a mesma técnica de desenho de criar linhas em direção ao ponto de fuga.

  12. 12

    Coloque um lado da régua no ponto de fuga e deixa-a inclinada de modo que sua extremidade fique perto de uma extremidade da rua, sem seguir a linha diagonal exatamente. Desenhe uma linha de 5 cm em qualquer ponto ao longo da régua. Isso deve ser feito para iniciar o esboço de um carro.

  13. 13

    Mova a régua para o lado oposto da estrada. Desenhe uma linha de 5 cm que tenha um ponto de início e de fim e que fique em frente à linha anterior.

  14. 14

    Ligue os dois segmentos de linha com duas linhas horizontais. Adicione detalhes a seu carro, como pneus redondos ou outro retângulo um pouco menor para formar a parte superior do veículo.

  15. 15

    Adicione mais detalhes à imagem criando janelas nos edifícios, enquanto que segue a regra de manter o ângulo em direção ao ponto de fuga.

  16. 16

    Apague todas as linhas que se sobreponham e passe por cima da imagem com caneta ou canetinha. Pinte o desenho para concluir a rua com um ponto de perspectiva.

Dicas & Advertências

  • Desenhe o ponto de fuga em diferentes áreas do papel para mudar a perspectiva.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível