Desenho: Dicas para iniciantes sobre como se tornar um artista

Escrito por nanette kelley | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desenho: Dicas para iniciantes sobre como se tornar um artista
Aprenda a desenhar com qualquer idade (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

É preciso tempo, dedicação, estudos e prática para desenvolver as habilidades que permitem aflorar um talento artístico. Você provavelmente não vai ficar satisfeito com suas primeiras tentativas em desenho ou pintura, mas não desista. Isso faz parte do processo e, quanto mais você aprende, quanto mais você pratica, melhor você será na hora de criar sua própria arte.

Outras pessoas estão lendo

Iluminaçã e ferramentas

Trabalhar na iluminação certa é uma parte essencial do aprendizado de desenho. Certifique-se de que você tem uma boa fonte de luz e de que ela está vindo da direção certa. A luz deve vir da direita para canhotos e da esquerda para destros. Quando você começar a praticar seu desenho, tudo o que realmente precisa é de papel, um lápis apontado e do desejo de desenhar. À medida que você for progredindo, torna-se mais importante ter as ferramentas certas para realizar suas tarefas. Uma loja de material de arte terá uma variedade de tipos de lápis artísticos, assim como papel especial para desenho.

Desenho: Dicas para iniciantes sobre como se tornar um artista
Nem todo artista precisa ser um Picasso (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Linhas e círculos

Desenhe várias linhas. Linhas longas; linhas curtas; linhas curvas e interseções entre linhas. Praticar o desenho de linhas e círculos está no núcleo do aprendizado de desenho e do processo de tornar-se um artista. Esta prática contínua ajuda você a tomar controle do movimento do lápis e logo você vai estar percebendo como vários objetos são feitos de linhas e círculos. Quando estiver pronto para desenhar objetos a partir da observação, o controle que você tem sobre linhas e círculos virá a calhar.

Sombreamento

O sombreamento dá vida e profundidade a um desenho. Aprender a fazer sombras é mais do que somente fazer uma área do desenho mais escura. Você precisa saber de que direção a luz no desenho está vindo, assim como saber qual é a melhor técnica de sombreamento para o desenho. Pratique as várias técnicas de acabamento separadamente e também combinando uma ou mais. Assim que ficar mais experiente, adicionar diferentes cores ao seu sombreamento pode dar mais profundidade e realismo ao seu desenho.

Desenho: Dicas para iniciantes sobre como se tornar um artista
Prática, prática, prática (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Individualidade artística

Desenhe o que você vê, mas nem sempre tente fazer uma cópia idêntica; permita que seu estilo individual se desenvolva. Encontre um objeto ou uma imagem que você gosta e desenhe-o inúmeras vezes até ficar satisfeita com o resultado. Guarde cada versão do seu desenho e preste atenção no que funcionou melhor para você e o que não funcionou. Tente evitar apagar muitas vezes; ao contrário, redesenhe as linhas onde você acha que elas funcionam melhor. Deixe as linhas antigas para compará-las e ponderar porque, na sua opinião, uma linha funciona melhor em outra posição diferente da anterior. Não importa o quão especializado você se torne, provavelmente vai levar anos estudando e experimentando em sua vida artística.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível