Como os desenhos são pintados em xícaras e louças

Escrito por l. bradley | Traduzido por aline chaves de andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os desenhos são pintados em xícaras e louças
Os pratos cerâmicos pintados à mão acrescentam elegância a qualquer mesa (mugs- tea cups image by kastock from Fotolia.com)

As novas tintas cerâmicas permitem que os entusiastas de artesanato de todas as idades decorem facilmente xícaras e louças com desenhos de longa duração, resistentes à máquina de lavar louça — tudo isso sem usar um forno de cerâmica. Tintas cerâmicas são aplicadas a louças comerciais esmaltadas e fabricadas num forno padrão. As específicas são próprias para consumo de comida e estão disponíveis e em lojas físicas ou online especializadas em artigos de cerâmica. Guias de "faça você mesmo" podem criar xícaras, canecas e pratos de cerâmica pintados à mão como presentes especiais e personalizados. Os desenhos únicos e coloridos podem acrescentar muita elegância a qualquer mesa.

Outras pessoas estão lendo

Selecionando tintas cerâmicas

Para qualquer projeto envolvendo superfícies que entrarão em contato com a comida, artesãos tem de certificar-se de comprar tintas cerâmicas não-tóxicas, verificando cuidadosamente os rótulos do fabricante e selecionando uma marca de tinta própria para consumo de comida. As tintas cerâmicas são solúveis em água. É preciso ter uma xícara de água à mão para afinar as tintas, lavar os pincéis e apagar os erros com o desenho enquanto pinta. Há uma variedade de cores de tintas disponíveis, inclusive as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) para misturar com as secundárias, como verde e alaranjado. Canetas de pintura cerâmica também estão disponíveis. Combinar um traçado de caneta fino na cor preta em volta de formas pintadas cria impacto e interesse visuais.

Como os desenhos são pintados em xícaras e louças
A combinação de canetas de cerâmica e tinta de cerâmica origina pinturas exclusivas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Selecionando as louças

Selecionar a louça esmaltada exatamente certa para usar como uma base para as suas pinturas cerâmicas decorativas é parte do processo criativo. Geralmente, as louças brancas funcionam melhor, mas você pode escolher experimentar trabalhar com louças em tom pastel ou ainda pintar em volta de desenhos preexistentes. Louças brancas e xícaras baratas estão disponíveis em padrões variados em lojas de departamento e de varejo. As lojas especializadas online oferecem uma grande seleção de cerâmica branca, especialmente projetada para a pintura decorativa. Evite superfícies com texturas levantadas que interferirão na sua pintura e farão com que a tinta se acumule de maneria inapropriada.

Como os desenhos são pintados em xícaras e louças
Louças brancas costumam facilitar o processo criativo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Criando o desenho

Você pode preferir pintar manualmente as suas louças para obter um desenho expressivo e fluídico. Se quiser mais controle sob o desenho, pode traçar um modelo de um livro de modelos ou de um papel de parede, ou ainda de um estoque de cartão. Traçar com um giz de cera permite a fácil transferência do desenho para as suas louças. Você pode traçar o desenho, virá-lo e traçar novamente sobre o que já traçou para que o seu desenho não se inverta. O próximo passo envolve a colocação do desenho nas louças e refazer os traços feitos com o giz de cera com um lápis duro, para assim transferi-lo para a superfície cerâmica.

Pintando o desenho

Artesãos que querem pintar em pratos e xícaras devem decidir se querem usar traços para serem preenchidos com tintas e canetas cerâmicas ou se somente pintarão manualmente. A pintura pode ser removida a qualquer momento antes da cozedura da louça, usando-se um tecido úmido, portanto não tenha medo de experimentar e praticar com diferentes técnicas e estilos de pintura.

Os pintores cerâmicos devem lavar superfícies cerâmicas com água antes de pintá-las, depois ainda devem esfregá-las com um pano umedecido com álcool para retirar qualquer resíduo de óleo da superfície a ser pintada.Use luvas de látex para evitar transferir o óleo das suas mãos à cerâmica.

Para pintar folhas de aspecto natural e pétalas na cerâmica, considere trabalhar com a técnica de pintura de uma pincelada, para obter combinações de cores dinâmicas. Essa técnica implica em cuidadosamente colocar gotas de tinta (do tamanho de uma moeda de dez centavos) de cada cor de tinta em uma paleta de plástica de pintores. Depois, dá-se uma pincelada em uma cor, e outra pincelada noutra cor. Você lentamente apertará a ponta do pincel no ponto inicial do desenho, movendo enquanto pressiona e o arrasta até o ponto final do seu desenho. As cores se misturarão suavemente, criando um efeito gradual. O desenho completo precisará secar completamente durante pelo menos uma hora.

Como os desenhos são pintados em xícaras e louças
A paleta de pintura o auxiliará no trabalho de criação do desenho personalizado de sua louça (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Assando as louças

Para fixar a pintura na cerâmica, deve-se aquecê-la em um forno. As cerâmicas pintadas sempre precisam ser aquecidas gradualmente. Você precisará aquecer o forno a 180°C ou até a temperatura recomendada nas instruções do fabricante da tinta. Quando o forno atingir a temperatura adequada, coloque a louça lá por meia hora ou pelo tempo recomendado pelo fabricante da tinta.

O forno deve ter esfriado completamente antes que você retire de seu interior a cerâmica pintada. Abrir a sua porta antes da louça ter esfriado pode fazer com que ela rache. Uma vez que tenha esfriado, você poderá retirá-la e limpar o desenho suavemente com um tecido umedecido com água e um pouco de detergente. Agora, as louças estão prontas para serem usadas.

Como os desenhos são pintados em xícaras e louças
Cerâmicas pintadas manualmente compõem jogos de mesas e presentes encantadores e personalizados (dutch painted cup and saucer image by Ramona smiers from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível