Como fazer canecas e xícaras de cerâmica

Xícaras de cerâmica feitas na mão

Set of colored handmade ceramics cups image by Maroš Markovič from Fotolia.com

A cerâmica é uma forma de arte antiga que deu às pessoas numerosas utilidades para simplificar a vida. Desde construir tijolos até fazer azulejos, vasos e utensílios de cozinha, guardar objetos e comer, a cerâmica sempre foi uma parte importante da civilização humana. A criação de um objeto de cerâmica começa com a argila úmida, e no caso das canecas, devem ser seguidos alguns processos simples para criar um recipiente para beber que não deixe passar a água.

Formação

As xícaras de cerâmica feitas à mão são normalmente colocadas em uma roda de oleiro, centralizando a peça de material em cima e formando um corpo cilíndrico quando a roda gira. Outros métodos incluem a formação de uma caneca ou xícara colocando camadas de argila uma em cima da outra e alisando as bordas para formar um cilindro. O material permite criar objetos de todos os tamanhos, dimensões e formas. As asas são feitas de tiras de argila e aplicadas à caneca depois de criar a forma básica. Como alternativa, as xícaras sem asas, como as de chá verde, requerem apenas da primeira etapa.

Secado

A cerâmica deve ser secada antes dos processos de vidriado e queima. O tempo de secado também reduz o tamanho da peça em até 10%: leve isso em consideração na hora de trabalhar em uma caneca ou xícara. Segundo o Ceramic Arts Daily, o secado pode ser mais "estressante" para as peças de cerámica do que a queima, e isso se deve a que o secado desigual pode causar deformidades e rachaduras na cerâmica, além de tomar entre 2 dias e 3 semanas, dependendo do tamanho e espessura das peças. A maioria dos objetos, que são pequenos e finos, secam em alguns dias.

Vidrado

Segundo o "A to Z of Materials", o vidriado possui dois objetivos: decorar uma peça de cerâmica e impermeabilizar a argila porosa. Isso é o que permite que uma caneca ou xícara seja enchida com um líquido e não só conservada como adorno. Existem muitos vidriados, que principalmente contêm óxidos metálicos e vidro microtriturado em suspensão em uma solução a base de água. O vidriado é aplicado na xícara inteira e, mais uma vez, deixado para secar.

Queima

A queima pode ser feita em fornos de muitos tipos. Hoje em dia, existem modelos elétricos e a gás, mas os de tijolos a lenha, de poças e outros foram usados por milhares de anos e ainda são populares. As xícaras vidradas são queimadas a temperaturas entre 950 e 1430 ºC, dependendo dos ingredientes que tiverem. Essa temperatura derrete os ingredientes do vidriado, transformando-o essencialmente em vidro. Quando as canecas saírem do forno, estarão impermeabilizadas e prontas para serem usadas.

eHow Brasil
×