×
Loading ...

Como desentupir um ralo de chão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando ralos de chão entopem, eles costumam criar uma grande bagunça que se espalha por toda a casa. Em alguns casos, um bombeiro pode ser necessário, mas existem métodos para você mesmo desentupir o problema. Água pressurizada de uma mangueira pode ser o suficiente, permitindo que a água passe livremente pelo cano.

Instruções

Ralos podem entupir (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Remova a tampa do ralo. Coloque um par de luvas de borracha e cheque o ralo para ver se está entupido na superfície. Se estiver, pode ser possível desentupir com os dedos.

    Loading...
  2. Conecte a mangueira a uma saída de água. Enfie dentro do ralo até que não consiga ir mais.

  3. Feche todas as aberturas próximas à mangueira com panos. Feche bem os buracos para que eles não desçam pelo ralo entupindo ainda mais.

  4. Coloque óculos de proteção. Isso vai lhe proteger contra detritos que possam sair do ralo durante o processo. Fique a três metros do ralo.

  5. Ligue a torneira no máximo por alguns minutos, observando o barulho. Desligue a água e retire os panos.

  6. Ligue a torneira novamente, observando se a água escorre ou não. Se escorrer, o problema foi solucionado. Se não, repita o processo ou chame um bombeiro.

Loading...

Aviso

  • Nunca fique próximo do ralo quando for tentar desentupir. A pressão da água pode forçar os panos ou outros detritos contra você.

O que você precisa

  • Luvas de borracha
  • Mangueira
  • Panos
  • Óculos de proteção

Referências

Loading ...
Loading ...