×
Loading ...

Como desenvolver coordenação motora grossa em crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

A coordenação motora grossa e seu desenvolvimento referem-se a movimentos grandes que geralmente envolvem o corpo todo. Essas são habilidades físicas que a criança adquire gradualmente. A coordenação motora grossa utiliza músculos maiores das pernas, dos braços, dos pés e do tronco, diferentemente da coordenação motora fina, que envolve os músculos pequenos dos pulsos, dos dedos das mãos e dos pés, da língua e dos lábios.

Instruções

Desde o princípio, as crianças começam a desenvolver a coordenação motora grossa (infant, baby image by Natalja from Fotolia.com)

    Desde a infância

  1. A aquisição da coordenação motora grossa começa nos primeiros seis meses de vida do bebê. As habilidades motoras que ele vai aprender incluem começar a engatinhar, levantar a cabeça, sentar-se com apoio e, depois, sem apoio, rolar, chutar e saltar.

    Loading...
  2. Coloque o seu bebê de bruços todos os dias por um curto período de tempo para ajudá-lo a aprender a levantar a cabeça. Deite-o no chão livre para que ele possa chutar e tentar rolar. Ajude-o a se sentar, ou coloque-o em uma cadeirinha pula-pula.

  3. Aprender a andar é uma conquista da coordenação motora grossa. No começo, o andar dos bebês é estranho e um pouco robótico, mas, com o tempo e a prática, eles aprendem a andar sem problemas e a correr, saltar e pular. Você pode ajudar seu bebê, segurando a mão dele no início, pois isso o faz se sentir seguro. Incentive-o a andar e, quando ele cair, mostre que está tudo bem.

  4. Aprender a subir e a descer escadas é outra realização da coordenação motora grossa. As crianças pequenas sobem a escada colocando os dois pés juntos no mesmo degrau, repetindo isso para subir o degrau seguinte e assim por diante. Quando o seu filho estiver começando a subir e a descer escadas, fique atrás dele quando na subida ou na frente na descida, para evitar quedas. As crianças podem ficar confusas quando têm de descer e podem acabar descendo de costas. Isso é típico. Esteja por perto para evitar que elas caiam.

  5. Brinque de jogar e pegar bola com as crianças. Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora grossa. Conforme as crianças amadurecem, a capacidade de lançar e pegar uma bola melhora. Elas ficam mais precisas e jogam com mais velocidade. Deixe seu filho chutar a bola. Quando ele ficar mais velho, andar de bicicleta é um bom teste de coordenação. Sentar-se em um brinquedo de montar e se balançar com o pé também é um bom exercício.

Loading...

O que você precisa

  • Bolas
  • Cadeirinha pula-pula

Referências

Loading ...
Loading ...