Como desenvolver habilidades de coordenação motora fina e grossa

Escrito por mary ylisela | Traduzido por ana luísa nascimento
Como desenvolver habilidades de coordenação motora fina e grossa
As crianças desenvolvem a coordenação motora durante as brincadeiras (running with balloons image by Renata Osinska from Fotolia.com)

As coordenações motoras fina e grossa são cruciais para o desenvolvimento físico infantil. Essas habilidades começam a ser desenvolvidas logo após o nascimento e há um grande progresso durante os anos da pré-escola. Embora muitas crianças desenvolvam essas capacidades naturalmente através de brincadeiras, existem atividades que podem ser usadas para encorajar e avaliar o desenvolvimento. Como acontece com qualquer habilidade aprendida, a prática leva à perfeição. Estimule crianças pequenas a repetir exercícios que as ajudem a dominar as coordenações motoras fina e grossa. Torne a aprendizagem divertida com a incorporação dessas capacidades na brincadeira.

Instruções

    Coordenação motora fina

  1. 1

    Ajude as crianças a desenvolver a coordenação motora fina -- as habilidades dos músculos pequenos, relacionadas ao uso dos dedos, dos polegares e das mãos -- com uma variedade de atividades de artes e de pré-escrita.

    Como desenvolver habilidades de coordenação motora fina e grossa
    A coordenação motora fina usa os músculos da mão e dos dedos (drawing at home image by Renata Osinska from Fotolia.com)
  2. 2

    Forneça papéis de rascunho e tesouras de segurança infantis. Peça para as crianças fazerem cortes nas pontas da folha ou para recortarem formas. Isso não é sempre tão fácil quanto parece e elas podem precisar de ajuda para aprender a segurar as tesouras com o polegar e o indicador. Encoraje-as a continuar tentando e faça elogios quando elas conseguirem cortar. Essa atividade ajuda a desenvolver os músculos necessários para usar o polegar.

  3. 3

    Posicione papéis e gizes de cera em uma mesa. Peça para as crianças fazerem um desenho das suas famílias. Elas podem começar firmando o objeto de escrita com o punho todo. Conforme forem praticando e desenvolverem os músculos das mãos, elas segurarão o giz entre o dedo indicador e o polegar. Repita essa atividade uma vez por mês para avaliar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora fina.

  4. 4

    Faça um nó em um pedaço de barbante ou fio. Coloque bacias com botões ou miçangas mais largas na mesa. Diga às crianças para colocarem esses objetos no fio ou barbante. Além de ajudá-las com o desenvolvimento da coordenação motora fina, essa atividade também trabalhará a coordenação olho-mão.

  5. 5

    Incorpore as atividades que trabalham a coordenação motora fina em cada dia. Troque os exercícios ou os objetos para manter as tarefas divertidas e diferentes.

    Coordenação motora grossa

  1. 1

    Ajude as crianças a desenvolver a coordenação motora grossa -- as habilidades e os movimentos relacionados aos grupos de músculos grandes encontrados nas pernas e nos braços -- com uma variedade de atividades relacionadas a brincadeiras.

    Como desenvolver habilidades de coordenação motora fina e grossa
    Saltitar e pular são movimentos da coordenação motora grossa (joy in the meadow image by Cherry-Merry from Fotolia.com)
  2. 2

    Organize uma pista de obstáculos usando cones de segurança alaranjados para marcar cada estação. Oriente as crianças a correrem da linha de partida até cada ponto sinalizado para completar a atividade de coordenação motora grossa, uma estação de cada vez.

  3. 3

    Peça para as crianças pularem para cima e para baixo na primeira estação. Desafie-as a tentar saltar em um só pé. Esse é um exercício de coordenação motora grossa difícil para os mais novos, porque eles ainda não desenvolveram um bom equilíbrio. Ofereça ajuda segurando as mãos deles.

  4. 4

    Coloque uma bola grande na próxima estação e faça as crianças quicarem-na. Além de desenvolver as habilidades de coordenação motora grossa, essa tarefa também utiliza a coordenação olho-mão.

  5. 5

    Oriente as crianças a pular ou saltitar até a próxima estação para ajudar no desenvolvimento dos músculos das pernas. Complete a pista de obstáculos pedindo para elas correrem até a linha de chegada.

  6. 6

    Inove as atividades de coordenação motora grossa modificando os movimentos e usando objetos e equipamentos diferentes. Subir nos brinquedos do parquinho ou em uma trava de equilíbrio encoraja o uso dos músculos motores grandes, da mesma forma que andar em linha reta, engatinhar dentro de um túnel ou chutar uma bola.

Dicas & Advertências

  • Elogie as crianças toda vez que elas tentarem realizar ou forem bem-sucedidas em uma atividade de coordenação motora fina ou grossa. O reconhecimento e o encorajamento ajudam a aumentar a segurança de uma criança até que ela desenvolva o seu próprio senso de confiança.
  • Evite criticar uma criança por fazer uma atividade de modo errado ou compará-la a outra da mesma idade. Elas aprendem em velocidades diferentes e de maneiras distintas.

O que você precisa?

  • Tesoura
  • Papel
  • Gizes de cera
  • Botões ou miçangas grandes
  • Barbante
  • Cones de segurança
  • Bola

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível