Como desenvolver pensamento crítico nos alunos de enfermagem

Escrito por mara pesacreta | Traduzido por william ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenvolver pensamento crítico nos alunos de enfermagem
Desenvolva habilidades de pensamento crítico em grupos (medical team with nurse holding syringe getting ready for an inj image by asiana from Fotolia.com)

Estudantes de enfermagem aprendem sobre biologia, ética, procedimentos clínicos e outras ciências relacionadas às suas profissões, individualmente ou em grupo. Um dos componentes que a escola de enfermagem abrange é a compreensão do pensamento crítico, que envolve analisar uma situação ou circunstância, através da experiência, observação e comunicação. Dinâmicas em grupo são uma maneira de duas ou mais pessoas interagirem, a fim de discutir uma situação ou resolver um problema. Para desenvolver essas habilidades de pensamento crítico nos alunos de enfermagem, permita que eles discutam entre si sobre os componentes teóricos e cruciais das aulas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Apresente a lição para os alunos. Por exemplo, se você está ensinando sobre teoria da enfermagem, explique a eles as diferentes teorias existentes, antes de atribuir trabalhos em grupo.

  2. 2

    Permita que os alunos discutam a matéria, em pequenos grupos. Para desenvolver habilidades de pensamento crítico, em uma dinâmica em grupo, faça os alunos discutirem sobre os elementos da aula, uns com os outros, isso permitirá que tenham uma melhor compreensão. Por exemplo, se estão aprendendo sobre a ética associada à privacidade do paciente, faça que se dividam em trios. Nesses trios, eles podem discutir a importância da privacidade do paciente nos hospitais.

  3. 3

    Faça aos alunos praticarem os procedimentos clínicos, em grupos. Eles podem aprender como desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, dando conselhos uns aos outros, sobre como executar um procedimento. Por exemplo, se estão aprendendo a medir o pulso e a pressão arterial, deixe eles praticarem em pequenos grupos. Depois que cada aluno fizer a tarefa, os outros alunos do grupo podem dar conselhos sobre como melhorar a técnica.

  4. 4

    Proporcione informações sobre a doença e faça os alunos discutirem as maneiras pelas quais eles cuidariam do paciente. Para desenvolver habilidades de pensamento crítico, os alunos precisam ser capazes de se comunicar uns com os outros, ao lidar com um problema. Por exemplo, diga a eles os sintomas que o paciente está enfrentando, e em pequenos grupos, os faça encontrar uma solução, como eles avaliariam e analisariam as condições deste paciente.

Dicas & Advertências

  • Os grupos podem criar uma apresentação em PowerPoint para apresentar suas análises em aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível