Como desenvolver um programa de manutenção preventiva para uma instalação

Escrito por charisse quin ross | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenvolver um programa de manutenção preventiva para uma instalação
Ao incorporar um programa de manutenção na instalação, você garante o bom funcionamento das operações (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Desenvolver um programa de manutenção envolve determinar os vários tipos de tarefas que devem ser concluídas para garantir que a unidade funcione de forma eficiente e eficaz. Um programa ou um plano de manutenção preventiva consiste em estabelecer uma lista de tarefas e um cronograma, que descreve o prazo necessário para a conclusão da atividade e o nome da pessoa responsável pela execução e finalização das tarefas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Os planos de manutenção preventiva são usados para prevenir depreciação ou danos nas instalações ou equipamentos. Consulte alguns sites especializados para obter informações, bem como modelos e amostras de políticas sobre o assunto (consulte a seção Recursos). Essas fontes o ajudarão a entender melhor o valor da manutenção preventiva e quando ela é necessária, bem como fornecem modelos de planos ou de políticas para as escolas. Um plano ou política de manutenção preventiva identifica sua necessidade ou finalidade, fornece um método global para o desenvolvimento de um cronograma, contém a relação do inventário e indica um responsável por garantir que o inventário e a manutenção sejam regularmente realizados, bem como o responsável pela supervisão geral do plano e da política. Normalmente o gerente ou o supervisor da unidade são as pessoas indicadas para essa função. Na seção Recursos deste artigo você encontra um exemplo desta política.

    Como desenvolver um programa de manutenção preventiva para uma instalação
    Crie um plano ou política de manutenção preventiva (Todd Warnock/Lifesize/Getty Images)
  2. 2

    Monte um programa de manutenção e determine quais projetos são sazonais ou cíclicos e se é necessário contratar um empreiteiro para executar a tarefa. Para tratamento de solo, encontre na internet um modelo de programa de manutenção (consulte a seção Recursos). Existem alguns websites que oferecem bons exemplos de cronograma. Caso sua equipe de trabalho não esteja credenciada ou treinada para realizar as tarefas de manutenção em itens como canalização, eletricidade ou aquecimento e refrigeração, a contratação de um empreiteiro será necessária.

    Como desenvolver um programa de manutenção preventiva para uma instalação
    Desenvolva um cronograma para a manutenção (Creatas/Creatas/Getty Images)
  3. 3

    Desenvolva um sistema, procedimento e cronograma de ordem de trabalho. A maioria das organizações compram um software de manutenção que oferece orientação nesse sentido. O programa orienta a equipe a desenvolver, acompanhar e fechar as ordens de serviço. Algumas organizações contratam pessoas da equipe, como um supervisor ou um profissional de manutenção, para essa função. Os procedimentos e cronogramas de ordem de trabalho são priorizados usando um procedimento de operação padrão (POP), que definirá se as tarefas a serem realizadas são ou não de rotina, de emergência ou de manutenção preventiva. As atividades ou ordens emergenciais devem ser concluídas no prazo de 24 horas.

    Como desenvolver um programa de manutenção preventiva para uma instalação
    Utilize um processo de manutenção de registros para acompanhar as ordens de trabalho (James Woodson/Photodisc/Getty Images)
  4. 4

    Empregue um processo de manutenção de registro e determine um local para armazenar o histórico dos equipamentos e da instalação, dos consertos realizados e dos procedimentos e processos de inventário. Crie um sistema de arquivos para o arquivamento das inspeções e ordens de trabalho.

    Como desenvolver um programa de manutenção preventiva para uma instalação
    Ofereça treinamento para a equipe de manutenção (Comstock/Comstock/Getty Images)
  5. 5

    Contrate e treine o pessoal em todos os planos e políticas de manutenção preventiva, bem como nas programações de ordem de trabalho, procedimentos e processos.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de desenvolver um sistema de contrato para a aquisição de serviços, consertos e equipamentos.
  • Determine os benefícios da terceirização do pessoal de manutenção ou da contratação de trabalhadores internos da empresa para a realização das atividades de manutenção.
  • Não se esqueça de se certificar de que todos os funcionários que trabalham nos equipamentos ou que fornecem serviços de manutenção são adequadamente treinados e licenciados para essa atividade. Toda a equipe deve ter certificados de treinamento e licenças para operar o equipamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível