O desenvolvimento de habilidades sensoriais em bebês

Escrito por regan hennessy | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O desenvolvimento de habilidades sensoriais em bebês
Entenda seu bebê. (new born child image by Photoeyes from Fotolia.com)

Você já olhou para seu bebê recém-nascido, todo rosado e enrugadinho depois da vida no útero e se perguntou exatamente como ele vê você ou o que ele escuta quando você canta canções de ninar no seu ouvido? Apesar de muitos pais não terem consciência disso, o progresso no desenvolvimento de habilidades sensoriais nos bebês desempenha um papel importante para ajudá-los a compreender seu novo mundo.

Outras pessoas estão lendo

Audição

Apesar de a audição do bebê não ser tão desenvolvida quanto a de um adulto, seu bebê ainda assim tem uma audição bem desenvolvida ao nascer. Ele não apenas reconhece e prefere sua voz quando nasce, mas também pode distinguir entre sons, rapidamente desenvolvendo uma preferência por sons familiares, incluindo aqueles que ocorrem com frequência na linguagem falada. Conversar com seu pequenino e falar regularmente na presença dele desempenha um papel importante para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades linguísticas.

Visão

A visão de seu bebê é o sentido menos desenvolvido quando ele nasce, mas o desenvolvimento progride rapidamente durante seus primeiros anos de vida. Inicialmente, os bebês preferem olhar para áreas que apresentem contraste entre luz e sombra, o que explica o óbvio interesse que o pequenino tem em olhar para seu rosto. A Associação Optométrica Americana afirma que durante os quatro primeiros meses de vida, seu bebê pode focar numa distância de cerca de 20 a 30cm, desenvolvendo gradualmente a capacidade de usar seus olhos junto com o resto do corpo durante o restante do primeiro ano ao aprender e praticar habilidades como pegar objetos e avaliar distâncias.

Olfato

O fluido amniótico que existe em volta do bebê nascituro permite que ele desenvolva um olfato aguçado mesmo antes do nascimento. Esse desenvolvimento precoce do olfato permite que o bebê reaja a odores como um adulto poucas horas depois do nascimento. De acordo com Cindy McGaha, professora associada de desenvolvimento infantil na Appalachian State University, os bebês se afastam de odores desagradáveis, como ovos podres e preferem sorrir com odores agradáveis, como bananas. Seu bebê também desenvolve rapidamente uma preferência aguçada por certos cheiros, incluindo o odor da uma mulher que cuida dele, assim como seu próprio cheiro.

Paladar

O desenvolvimento do paladar de seu bebê na verdade tem início por volta da sétima semana de gravidez, quando as papilas gustativas de seu bebê ainda não nascido acabaram de surgir. O fluido amniótico que flui em volta de seu corpo lhe proporciona um líquido cheio de sabores. Após o nascimento, seu bebê começa a demonstrar uma preferência inicial por gostos doces, o que explica a prática de dar água com açúcar para bebês inquietos. No que diz respeito a sabores, bebês normalmente demonstram não gostar de gostos amargos e não reagem a sabores salgados até por votla dos 4 meses, ponto em que muitos bebês começam a demonstrar preferência por alimentos e substâncias que contenham sal.

Tato

O tato tem papel fundamental em proporcionar a base para outras habilidades importantes como o desenvolvimento cognitivo e a ligação pai-filho, sendo essencial para promover o bem estar físico e social do seu bebê. No nascimento, seu pequenino reage à dor de modo semelhante a você, e aqueles que são tocados de forma agradável (carícias em vez de cutucões) passam menos tempo chorando, preferindo sorrir e fazer mais contato visual. Explorar os tipos de toque que seu bebê prefere (massagens, cócegas, ser jogado para cima) dá uma excelente oportunidade de aperfeiçoar o desenvolvimento saudável de seu bebê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível