Desenvolvimento intelectual de crianças durante a primeira infância

Escrito por nannette richford Google | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
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Desenvolvimento intelectual de crianças durante a primeira infância
O desenvolvimento das crianças durante a primeira infância (children image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)

O termo "primeira infância" refere-se ao período do nascimento até aproximadamente os 8 anos de idade. Durante este período, um crescimento rápido ocorre no aspecto psicológico, emocional e intelectual da criança. Apesar de cada criança se desenvolver em seu próprio ritmo, há uma sequência de marcos do desenvolvimento que progridem desde a infância até a idade adulta. Qualquer criança pode progredir mais rápido ou mais lentamente que outra, mas todas entram em etapas claramente definidas, por vezes previsíveis, conforme previsto por Piaget em sua teoria do desenvolvimento da criança.

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A infância até os 3 meses de idade

Os bebês chegam ao mundo com pouco mais do que reflexos e um instinto de agarrar e chupar, mas rapidamente aprendem que o choro é uma forma de comunicar suas necessidades. Durante as quatro primeiras semanas, os bebês aprendem a produzir diferentes tipos de choro para comunicar diferentes necessidades, como a fome ou o desconforto. Os bebês podem parar de chorar e começar a sorrir ao ouvir o som da voz de sua mãe. Entre um e três meses, os bebês começam a sorrir para outros membros da família, sonorizam alegria com gritos e arrulhos, riem em voz alta em reação a outras pessoas e começam a balbuciar.

3 a 12 meses de idade

Dos 3 aos 9 meses, os bebês começam a sorrir ao se verem no espelho, respondem a vozes conhecidas e começam a sonorizar as consoantes. Também começam a responder quando são chamados pelo nome e já entendem a palavra "não". Entre os 9 e 12 meses de idade, os bebês começam a dizer "Mamã" e "Papa" e a entender ordens simples, tais como "Pegue o brinquedo" ou "Venha até aqui".

12 a 18 meses de idade

A partir dos 12 meses de idade, as crianças começam a desenvolver um vocabulário com três a cinco palavras e a usar gestos com as mãos e o corpo para se comunicarem. Começam a desenvolver sons e movimentos específicos para representar conceitos. A partir dos 18 meses, a maioria das crianças desenvolvem um vocabulário com dez ou mais palavras, identificam figuras de animais ou objetos da casa e entendem o significado da palavra "meu". Começam a ficar provocadores e resistentes a mudanças na rotina.

18 a 24 meses de idade

Nesta fase, o vocabulário aumenta e as jovens crianças começam a juntar duas a três palavras para se comunicarem, apontando partes do corpo e nomeando figuras e objetos mais comuns. Elas já sabem pedir água ou comida se estiverem com sede ou fome. As crianças de 2 anos já identificam e evitam riscos como pedras e escadas. Apesar de entenderem os conceitos de "mim" e "eu", elas normalmente referem-se a si próprias pelo nome e falam frases compostas por três a quatro palavras.

3 a 5 anos de idade

A partir dos 3 anos, as crianças atingem um vocabulário de 1.000 palavras, entendem os conceitos de grande e pequeno, contam até três, sabem seu nome e sobrenome e respondem a perguntas simples. A partir dos 4 anos, começam a desenvolver um vocabulário de 1.500 palavras ou mais e aumentam este número para 2.000 após os 5 anos. Entendem, ainda, termos comparativos como "alto", "mais alto que" e "o mais alto", identificam quantidades relativas, têm um senso rudimentar de tempo como com as palavras "ontem" e "amanhã" e identificam os períodos do dia (manhã, tarde e noite). A maioria define as cores e contam até dez. Crianças nesta idade adoram rimas, mesmo as sem sentido, e brincam muito com as palavras. Entre 4 e 5 anos, fazem muitas perguntas que normalmente envolvem por que e como alguma coisa acontece.

6 a 8 anos de idade

Durante este período de crescimento, as crianças desenvolvem a habilidade de entender perspectivas ou desejos dos outros e são capazes de pensar de forma lógica e racional. Elas entendem que o outro tem opiniões e sentimentos diferentes dos delas. Em termos de aprendizado escolar, crianças em torno de 6 anos já estão prontas para tarefas mais complexas como ler, escrever e fazer contas matemáticas. À medida que progridem entre os 6 e os 8 anos de idade, elas se tornam capazes de assumir tarefas mais exigentes na escola.

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