Desenvolvimento de linguagem em crianças de 2 a 5 anos

Escrito por charlotte johnson | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desenvolvimento de linguagem em crianças de 2 a 5 anos
O desenvolvimento da fala começa com palavras simples e progride para conceitos mais complexos (Screaming toddler outdoors image by Olga Sapegina from Fotolia.com)

O desenvolvimento da linguagem é um processo fascinante, que começa quando bebê e continua ao longo da infância. As idades de 2 a 5 anos, em particular, estão cheias de marcos desse desenvolvimento. É importante aprender o que se parece o desenvolvimento típico da linguagem, assim você pode saber se seu filho está no caminho certo ou se precisará de ajuda.

Outras pessoas estão lendo

2 anos

Aos 2 anos de idade, a maioria das crianças tem um vocabulário de aproximadamente 150 a 300 palavras. A maioria dessas palavras gira em torno de nomes de objetos que estão no ambiente da criança. Com essa idade, elas também começam a usar frases curtas de verbo-substantivo. As habilidades de linguagem devem incluir o uso de pelo menos duas preposições, bem como os pronomes "eu" e "você".

3 anos

Quando uma criança atingir 3 anos de idade, ela deverá ser capaz de falar quase 1.000 palavras. Você será capaz de entender 90% do que ela diz. As crianças dessa idade falam frases de três palavras, bem como plurais e verbos no passado algumas vezes. Ele será capaz de responder a perguntas simples, bem como à idade, nome e sexo.

4 anos

Uma criança com 4 anos pode nomear objetos familiares em imagens, nomes de animais comuns e pelo menos uma cor. Essas crianças em idade pré-escolar compreendem e são capazes de usar pelo menos quatro preposições. Elas também tendem a se envolver em brincadeiras de fantasia acompanhadas de descrições do que estão fazendo. Elas poderão imitar sons, palavras e frases, e seguirão bem os comandos. Com 4 anos, elas também entenderão contrastes básicos, como maior ou menor, mais alto ou mais suave.

5 anos

Com 5 anos de idade, ela já terá uma fala totalmente inteligível, completa com adjetivos, advérbios e geralmente a gramática correta. Uma criança dessa idade pode falar todas as vogais e consoantes, embora alguns sons possam não ser perfeitos. Serão capazes de contar até 10, bem como demonstrar compreensão dos conceitos de tempo, como manhã e noite, hoje e amanhã. A fala de uma criança de 5 anos pode conter frases complexas e compostas, e ela poderá seguir três ordens de uma vez.

Intervenção

Se você sente que as habilidades de linguagem de sua criança não estão se desenvolvendo como deveriam, fale com seu pediatra sobre suas preocupações. Seu médico pode avaliar a situação e possivelmente encaminhá-lo a um fonoaudiólogo. Se seu filho estiver na escola, fale com o orientador ou professor sobre testar a criança para possíveis problemas de fala. A maioria das escolas oferece serviços de fala para crianças que necessitem. Com a intervenção adequada, muitas dificuldades de fala e linguagem são superadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível