Mais
×

Como desidratar alimentos em casa

Atualizado em 21 novembro, 2016

A desidratação é um método antigo para preservar comida. Removendo a água, cria-se um entorno inadequado para o crescimento de bactérias, o que elimina a necessidade de refrigeração e permite armazenar toda classe de produtos, desde tomates até sopas. Uma vez desidratada, a comida pode ser consumida nesse estado ou reconstituída ao adicionar-se água ou outro líquido. A desidratação não é cara e pode ser feita em casa, o que lhe permitirá aproveitar tanto a produção do seu jardim quanto as mercadorias da estação no mercado local.

Instruções

  1. Selecione os alimentos que você quer secar. As escolhas mais populares são maçãs, abacaxis, damascos, pêssegos, cebolas, tomates, batatas, batatas doces, pimentões e carne. É possível desidratar qualquer coisa que contiver água.

  2. Corte os alimentos em fatias finas ou pedaços pequenos. Use um tamanho uniforme, caso contrário, os pedaços não se secarão bem. Remova a gordura, caroço e sementes.

  3. Tempere ou marine as comidas antes de secá-las, de acordo com sua preferência. Coloque as frutas em suco de limão, lima ou abacaxi para evitar a oxidação e espalhe açúcar, canela ou coco ralado sobre as fatias.

  4. Cubra as bandejas do desidratador com spray antiaderente para cozinha. Certifique-se de dispor a comida de forma que as peças não entrem em contato. Se estiver usando um forno, coloque a comida em grelhas sobre placas para forno. Os diferentes produtos secam a diferentes velocidades, portanto, utilize apenas um tipo de comida por bandeja.

  5. Coloque as bandejas no desidratador e ligue a máquina. Se for um forno, deixe-o em 65 graus. Se não for possível, configure o termostato no menor valor possível e coloque as bandejas na parte mais afastada da fonte de calor. Deixe a porta um pouquinho aberta para que a temperatura seja suficientemente baixa para o processo.

  6. Revise a comida a cada duas horas. Se as peças estiverem ressecadas, mas flexíveis, estarão prontas. É melhor desidratar em excesso do que pouco.

  7. Deixe que a comida esfrie antes de removê-la das bandejas. Coloque-a em sacos plásticos e armazene em um local seco e fresco.

  8. Coma os produtos desidratados como estão. Como alternativa, adicione qualquer tipo de líquido, coloque em fogo médio e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos para assegurar uma reidratação completa.

Dicas

  • Você pode usar pães amanhecidos para fazer torradas cortando-os em fatias finas e temperando com canela e açúcar, alho e manteiga ou cebola em pó e azeite de oliva. Coloque as peças no desidratador até que estejam crocantes e secas. Também pode-se fazer croutons caseiros cortando o pão em cubinhos.

O que você precisa

  • Spray para cozinha antiaderente
  • Desidratador de comida
  • Placas para forno
  • Grelha para forno
  • Sacos de plástico para armazenar comida
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article