×
Loading ...

Como desidratar cenouras sem um desidratador

Desidratar legumes permite armazená-los para uso posterior em sopas, ou para serem reconstituídos a fim de preparar comidas de bebê ou outras receitas. É possível desidratar vários tipos de legumes, incluindo cenouras. Embora muitas pessoas usem um desidratador de alimentos para secá-los, ele não é necessário para alcançar esse objetivo. Além de usar um desidratador, também é possível realizar essa tarefa por meio do método de secagem no forno. Uma preparação adequada ajudará suas cenouras a desidratarem adequadamente.

Instruções

Fatias de cenoura podem ser desidratadas e armazenadas para uso posterior (carrot, sliced by circles image by Ivan Hafizov from Fotolia.com)
  1. Lave as cenouras inteiras com uma escova para legumes ou escova de malha de náilon, a fim de remover a sujeira e os detritos. Seque-as com uma toalha de cozinha limpa.

    Loading...
  2. Coloque as cenouras em uma tábua de corte e corte-as em fatias de 3 mm de espessura com uma faca afiada. Descarte a ponta dos legumes em que as folhagens crescem.

    As cenouras devem ser cortadas em fatias ou cubos para desidratarem adequadamente (knife and cutting board image by R MACKAY from Fotolia.com)
  3. Cozinhe as fatias de cenoura em vapor por três minutos, usando uma panela de pressão ou uma panela comum com um rack de vaporização removível. Retire as cenouras da panela e coloque-as em um coador para secar por alguns minutos.

    Um rack de vaporização removível facilita o cozimento a vapor de legumes (series object on white - kitchen utensil steamer image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  4. Preaqueça o forno a 60 graus Celsius. Coloque as fatias de cenoura em uma única camada na assadeira. Utilize um termômetro de forno na assadeira para ajudar a monitorar a temperatura durante todo o processo de desidratação do alimento.

  5. Coloque as cenouras no forno e deixe a porta do aparelho alguns centímetros aberta, a fim de que a umidade possa escapar. Ajuste a temperatura do forno conforme necessário para mantê-la entre 60 e 65 ºC, com a porta mantida aberta. Use a temperatura do forno como seu guia.

  6. Verifique as cenouras a cada 30 minutos. Elas estarão totalmente desidratadas quando ficarem duras e frágeis ao toque. O processo de secagem é lento e pode levar de seis a dez horas.

  7. Retire a assadeira do forno quando as cenouras estiverem totalmente desidratadas. Coloque-a sobre um tabuleiro de resfriamento e deixe as fatias de cenoura esfriar completamente.

  8. Guarde as cenouras desidratadas em um frasco de vidro com uma tampa bem firme. Mantenha-as em um lugar fresco e escuro, como uma despensa.

Loading...

Dicas

  • Uma xícara de cenoura desidratada equivale a aproximadamente duas xícaras de cenouras.
  • Ao serem desidratadas, 6,5 kg de cenouras frescas equivalerão a aproximadamente 550 gramas.
  • Guarde as cenouras desidratadas em um saco de congelador quando não houver frascos de vidro.

O que você precisa

  • Escova para legumes
  • Toalhas de cozinha
  • Tábua de corte
  • Faca
  • Panela de pressão
  • Coador
  • Assadeira
  • Termômetro de forno
  • Tabuleiro de resfriamento
  • Frascos de vidro com tampas

Referências

Loading ...
Loading ...