Desintoxicação do corpo durante o período de amamentação

Escrito por juniper russo | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desintoxicação do corpo durante o período de amamentação
Não corra riscos desnecessários ao amamentar (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

As mulheres que estão amamentando geralmente se interessam em programas de desintoxicação por temerem que toxinas não identificadas contaminem o leite. Embora seja importante manter um estilo de vida saudável, muitos dos suplementos vendidos em lojas de produtos naturais e dietéticos são inapropriados para essa fase. Os laxantes e diuréticos fortes, presentes nesses produtos, podem prejudicar a mãe e o bebê provocando a perda de água e nutrientes essenciais -- e uma boa nutrição é fundamental para as lactantes. Felizmente, existem alternativas seguras.

Outras pessoas estão lendo

Desintoxicação do fígado

Muitos programas de limpeza do organismo incluem fórmulas de "desintoxicação do fígado" através de ervas benéficas como equinácea e e cardo-mariano. Especialistas em lactação ressaltam que ervas têm poucas chances de produzirem algum efeito no bebê, já que apenas traços dessas substâncias chegam ao leite materno. Ainda assim, como não há evidência cientifica, é melhor evitá-las, exceto sob circunstâncias especiais. As mulheres com problemas no fígado podem decidir usar esses compostos sob orientação médica, mas os benefícios em potencial não valem os riscos para a maioria das pacientes.

Uma dieta de desintoxicação do fígado segura pode ser também a mais simples (e barata). Evite ingerir alimentos que sobrecarregam o fígado, como miúdos e álcool, e aumente o consumo de frutas e vegetais frescos. Inclua folhas de dente-de-leão -- erva benéfica para o fígado -- em suas saladas.

Limpeza do cólon

A limpeza do cólon é uma das desintoxicações mais comum e pode ser também uma das mais perigosas. Muitos programas usam laxantes fortes como cáscara-sagrada e senna, que podem provocar cólicas, perda de fluidos e nutrientes e diarreia. A perda de nutrientes e fluidos pode ser perigosa para a lactante.

Apesar de existir pouca evidência a favor do uso rotineiro de laxantes, não há dúvidas de que uma dieta rica em fibras pode desintoxicar o cólon e proporcionar uma sensação de bem-estar. As jovens mães podem usar fontes de fibra, como suplementos de psílio e vegetais frescos, a fim de limpar o cólon sem provocar dores. A aloe vera, que lubrifica os movimentos intestinais, pode ser útil e segura para essas mulheres.

Saúde urinária

Os produtos para desintoxicação costumam usar diuréticos fortes para eliminar os fluidos do corpo. Embora isso permita uma perda de peso temporária devido à desidratação, pouco ajuda na saúde dos rins -- e pode até provocar danos a longo prazo. Como as lactantes precisam de muito líquido, ervas diuréticas são bem perigosas.

O oxicoco é um bom suplemento para esse fim. As mães podem consumir o extrato da fruta seguramente na forma de cápsulas ou comprimidos ou beber um copo cheio de suco todo dia. Alimentos saudáveis são a opção mais segura e efetiva para um programa de desintoxicação para todos -- especialmente grávidas e lactantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível