×
Loading ...

Como desligar a energia de um painel de disjuntores sem uma chave geral

Atualizado em 21 novembro, 2016

Por motivos de segurança, os painéis elétricos devem ter um meio de desligar toda a energia. A proposta pode parecer difícil, até mesmo impossível, se o painel não possuir um único disjuntor geral com um interruptor de desligamento. A maioria dos painéis sem esse interruptor são conhecidos como modelos com divisão dos disjuntores ou painéis secundários. Os de disjuntores separados localizam-se em abrigos elétricos ou garagens de muitas casas de família e os secundários são mais comumente encontrados dentro de trailers e condomínios.

Instruções

A maioria dos painéis elétricos vêm com instruções (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Painéis com divisão dos disjuntores

  1. Abra a porta do painel e leia as instruções no interior da porta se o painel possuí-las. As instruções vêm na forma de um diagrama, que claramente rotula e identifica a função e o local de cada interruptor.

    Loading...
  2. Procure por ''Desconexão de serviço'' localizado entre os seis interruptores superiores. Isso indica que você deve desligar todos os seis disjuntores para desligar toda a energia.

  3. Desligue todos os seis interruptores superiores, virando-os um por um em direção ao isolamento.

    Painéis de disjuntores secundários

  1. Abra a porta do painel e leia as instruções.

  2. Desligue um mínimo de seis disjuntores para desligar toda a energia. A localização dos disjuntores não é tão importante como na dos painéis com divisórias, porque um painel secundário é normalmente conectado a um segundo painel na maioria dos casos.

  3. Saia de casa e encontre o medidor de energia elétrica. Procure o painel de distribuição geral — o painel secundário — nesse local. Abra a porta do painel e siga as instruções. Vire o disjuntor principal para a posição de desligado.

Loading...

Dicas

  • Entre em contato com um eletricista profissional se tiver dúvidas ou preocupações.

Aviso

  • Nunca trabalhe com fios de um painel de disjuntores sem consultar um eletricista profissional.

Referências

Loading ...
Loading ...