Como desmamar e acalmar uma criança que quer mamar para dormir?

Escrito por lauralee moss | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desmamar e acalmar uma criança que quer mamar para dormir?
Acalme a criança dando-lhe mais amor e atenção (mother image by Mat Hayward from Fotolia.com)

O desmame começa com a primeira alimentação suplementar, com uma mamadeira ou alimento sólido, de acordo com a La Leche League International (A Liga Internacional do Leite - LLLI). Trata-se de um processo gradual, e o período noturno de amamentação frequentemente é o último que a criança deixa. É preciso tempo e paciência e nenhum conjunto exato de regras funciona para todas as mães e crianças, mas algumas linhas gerais ajudarão enquanto se aprende a desmamar e acalmar um bebê que quer mamar para dormir.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como parar a amamentação noturna

  1. 1

    Planeje o período de desmame, se possível. Fazê-lo de forma brusca provavelmente deixará seus seios dolorosamente inchados, e você pode desenvolver uma infecção. A LLLI afirma que o bebê provavelmente relutará se isso for feito de modo rápido. Diminua os períodos de amamentação e pare de amamentar enquanto ele estiver acordado. Depois coloque-o para dormir.

  2. 2

    Faça com que a rotina da hora de dormir não fique centrada na amamentação enquanto estiver acalmando a criança que quer mamar. Na maioria das vezes, as crianças gostam de carinho e conversas tanto quanto gostam de mamar. Crie um novo momento para ficar junto com seu filho, lendo um livro ou massageando suas costas. Deixe o cobertor ou bicho de pelúcia favorito por perto como um calmante a mais.

    A LLLI recomenda conversas sobre o desmame com a criança, pois elas podem entender mais do que você pensa. Explique o que está acontecendo e tranquilize-a com toques amorosos. Utilize um tom compreensivo se ela reclamar.

    Continue a mudar a rotina do horário de dormir. Nine a criança para dormir em um cômodo diferente do que você normalmente usa para isso, ou ande com ela ao invés de niná-la. Permita que ela repouse a cabeça sobre seus seios ao invés de amamentar.

  3. 3

    Peça ao seu parceiro, ao avô da criança ou a um amigo para ninar seu filho se a mudança na rotina não estiver funcionando. Ele pode sentir seus seios e o cheiro do leite, e alguns podem focar na amamentação em vez de relaxar. Volte a colocar seu filho para dormir depois que ele se acostumar a não mamar e o leite secar. Se isso funcionar, mantenha o marido como responsável pela rotina do horário de dormir e isso criará um momento especial para eles.

  4. 4

    Não segure-o na posição típica de amamentação se precisar colocar seu filho para dormir e ele continuar relutante. Coloque as costas dele em seu estômago. Beije-o na cabeça, esfregue suas pernas e mantenha-o aquecido com um cobertor. Isso irá confortá-lo, ao mesmo tempo em que retira elementos que o lembrem da amamentação.

    A LLLI lembra Às mães que "será necessário muito amor e atenção de outras formas" durante o desmame. Gaste mais tempo com a criança durante o dia para que a transição para a hora de dormir seja suave. Toque algum CD com canções de ninar no quarto ou cante com ela. O desmame é parte natural do desenvolvimento da criança e requer um período de ajuste.

Dicas & Advertências

  • Tenha um copo d'água à mão, já que a criança está acostumada a mamar para matar a sede.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível