Como desmamar um bebê de mamadas noturnas

Escrito por lizzie brooks | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desmamar um bebê de mamadas noturnas
Os pais e os bebês ficam igualmente mais calmos e mais felizes depois de uma boa noite de sono (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Para muitos pais, as mamadas noturnas -- e a privação de sono que as acompanha -- são a parte mais difícil ao cuidar de um bebê. Embora elas sejam inevitáveis ​​durante os primeiros meses de vida, os bebês mais velhos podem estar fisicamente prontos para desistir de algumas de suas refeições noturnas. Aos poucos, os pais podem incentivar seu bebê a ficar sem comer durante trechos mais longos durante a noite.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Luz noturna
  • Chupeta ou outro item de conforto de dormir (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Considere o que é razoável para a idade do seu bebê. De acordo com o artigo do BabyCenter, de 2007 "Baby Sleep Training: Night Weaning" (Treinamento de sono para bebês: desmame noturno), bebês de quatro a seis meses de idade devem ser capazes de passar 5 ou 6 h sem alimentação durante a noite. Já que isso representa uma noite quase inteira de sono, é um passo na direção certa. Ann Douglas, em seu aclamado livro de 2001 "The Mother of All Baby Books" (A mãe de todos os livros de bebês), diz que do nascimento aos 6 meses, um bebê normalmente acorda duas ou três vezes durante a noite, enquanto dos 6 aos 12 meses, ele acorda apenas uma ou duas vezes no mesmo período.

  2. 2

    Prepare-se para o desmame noturno, criando uma distinção entre a noite e o dia. Mantenha as mamadas noturnas tão calmas e tranquilas quanto possível. Use meia-luz para as mamadas e as trocas de fralda noturnas. Converse e brinque com seu bebê o mínimo possível, mantendo sua voz calma e suave. Mostre a seu bebê que ele pode brincar durante o dia, mas que à noite deve acalmar-se e dormir.

  3. 3

    Crie uma rotina para a hora de dormir. Ajude o bebê a sentir a transição do dia para a noite, realizando a mesma série de atividades no final do dia. A rotina de dormir pode incluir um banho, vestir um pijama, a limpeza dos dentes do bebê, ler um livro ou ficar algum tempo abraçado em uma cadeira de balanço. Inclua apenas atividades que você sabe que são calmantes para o seu bebê. Se ele fica animado e barulhento durante um banho, por exemplo, faça isso no início do dia (ver referências 1 e 2).

  4. 4

    Ensine seu bebê a adormecer sem mamar ou tomar uma mamadeira. Muitos bebês acordam durante a noite, não só de fome, mas também porque seus padrões de sono imaturos os tornam suscetíveis a acordar várias vezes durante a noite. Deixe seu bebê praticar o adormecer deixando-o quieto no berço quando ele estiver calmo e pronto para ir para a cama. Se quiser, você pode dar ao seu filho uma chupeta ou outro item de conforto, como um pequeno cobertor ou bichinho de pelúcia, se ele tiver idade o suficiente para ter esses itens no berço. Caso ele acorde durante a noite, tente adormecê-lo novamente murmurando baixinho ou batendo suavemente em suas costas ou na barriga. Essa estratégia só funciona se o seu bebê ainda não estiver totalmente acordado.

  5. 5

    Reduza a quantidade de comida que seu bebê ingere à noite. Lentamente, reduza a quantidade de mamadeira ou o tempo de mamada. Com a permissão do médico, bebês com mais de 6 meses de idade podem ter suas mamadeiras noturnas diluídas lentamente com água, tornando a alimentação noturna menos interessante. Quando o bebê estiver pronto, elimine a alimentação completamente.

  6. 6

    Alimente bem o seu bebê durante o dia. Embora a fome, de forma isolada, talvez não seja a causa do despertar durante à noite, um bebê pode se acostumar a ingerir calorias durante a noite. Seu bebê provavelmente sentirá mais fome no dia seguinte, depois de perder a mamada noturna.

  7. 7

    Seja paciente. Não espere que as mamadas noturnas acabem imediatamente. O desmame é um processo lento e gradual. Elimine apenas uma alimentação noturna de cada vez. Mantenha o dormir e o despertar noturno de seu bebê calmos e tranquilos, a fim de criar associações positivas sobre o sono para ele. Alguns bebês têm mais necessidade de conforto e segurança durante a noite e serão mais lentos na desistência das mamadas noturnas.

Dicas & Advertências

  • Se o cheiro do leite da mãe o faz determinado a mamar antes de cair no sono, peça ao pai que coloque o bebê para dormir.
  • Não corte todas as mamadas noturnas de uma vez. Os bebês precisam de tempo para adaptar-se a longas horas sem comer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível