Quando desmamar filhotes de Boxer?

Escrito por falinia adkins | Traduzido por elaine santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando desmamar filhotes de Boxer?
Os filhotes de Boxer não devem ser desmamados abruptamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os Boxers são cães fortes e inteligentes, que se tornam bons companheiros quando criados desde pequenos. Quando e como desmamar seus filhotes de Boxer depende de alguns fatores: se os filhotes vão ser mantidos como cães de companhia, competidores ou vão servir para reprodução. Uma vez que os métodos de desmame forem projetados com essas funções diferentes em mente, é melhor conhecer as suas opções antes de iniciar o processo de desmame do filhote.

Outras pessoas estão lendo

Método natural de desmame

O método natural de desmame é simplesmente deixar que a mãe dos filhotes determine quando é a hora de parar de mamar. Esse processo é normalmente concluído até a oitava semana, embora os filhotes comecem a roer ração da mãe com cerca de 3 semanas de idade. Assim como lobos selvagens, os filhotes experimentam alimentos trazidos para a matilha, mas não dependem deles para sua principal fonte de nutrição. Ao permitir que os filhotes façam a troca lentamente ao longo de várias semanas, o trato digestivo dos filhotes se desenvolve totalmente antes que eles tenham que depender apenas de alimentos processados. Este método de desmame é seguro e eficaz para todos os filhotes de Boxer e é frequentemente usado por criadores com laços afetivos, pois não há pressa em vender os filhotes em uma determinada data.

Quando desmamar filhotes de Boxer?
O métodos de desmame natural parece arcaico, mas ocorre nas ninhadas selvagens (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desmame natural assistido

O desmame assistido não é tão agressivo quanto o método de desmame cronometrado de alguns criadores. Alguns deles podem usar esse método para fazer com que os filhotes e a mãe finalizem rapidamente o processo a fim de garantir a venda dos cãezinhos. Quando os filhotes de Boxer atingem cerca de 4 semanas de idade, eles começam a oferecer papinhas até 4 vezes ao dia. Cada semana, aumentam a quantidade de ração e diminuem a quantidade do substituto do leite e água na mistura. Este método de desmame dá ao criador a opção de fornecer nutrientes adicionais para os filhotes com grande energia, de crescimento lento ou uma mãe que produz pouco leite.

Quando desmamar filhotes de Boxer?
A papinha é uma mistura de ração com algo que substitua o leite e água (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Planejamento de desmame do criador

O planejamento do desmame de criadores comerciais é mais rigoroso do que qualquer uma das formas naturais. Isto acontece porque eles estão principalmente preocupados com a venda dos filhotes com até 7 semanas de idade. Para utilizar o planejamento de desmame desse tipo, comece a oferecer a papinha ao filhote com 3 semanas de idade de 3 a 4 vezes por dia. Permita que a mãe coma também se os filhotes não quiserem. Assim como no desmame assistido, aumente a quantidade de ração e diminua o substituto do leite e a água a cada semana. Com 7 semanas de idade, seus filhotes já devem comer ração e beber água.

Quando desmamar filhotes de Boxer?
Quando desmamar seus filhotes de Boxer, alimente a mãe e os filhotes com a mesma marca de ração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dieta crua de desmame

A dieta crua de desmame utiliza alimentos crus no lugar de ração. Ela é comum entre os criadores de alta qualidade, e está ganhando muito espaço. Essa dieta é menos propensa a criar doenças de pele, mau hálito e tártaro, o que acontece com a dieta com alimentos processados. Os criadores também afirmam que uma dieta crua melhora a pelagem e deixa o animal mais saudável, o que não pode ser obtido com uma dieta só com ração. Para iniciar o processo de desmame desse tipo, quando os filhotes tiverem de 3 a 4 semanas de idade, ofereça um pouco de leite de cabra na sua mão 1 ou 2 vezes por dia, durante 1 ou 2 semanas. Quando eles aprenderem a lamber o leite, ofereça uma pequena quantidade do mesmo leite em uma tigela rasa. Quando eles realizarem com sucesso esta tarefa, ofereça uma mistura de bananas amassadas, iogurte, leite de cabra e um ovo.

Quando desmamar filhotes de Boxer?
Filhotes de Boxer devem ser amamentados até 3 vezes ao dia até as 5 semanas de vida (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Dieta crua de papinha para sólidos

Quando seus filhotes tiverem cerca de 5 semanas de idade, comece a adicionar enzimas digestivas e uma pequena quantidade de fígado moído à mistura de leite de cabra, mesmo que ainda estejam sendo alimentados pela mãe. Os filhotes devem estar saudáveis às 5 semanas de vida. Se assim for, eles estão prontos para continuar com uma mistura de fígado moído, vegetais e leite de cabra. A mistura é necessária para ensinar aos intestinos dos filhotes como extrair nutrientes dos novos alimentos que estão comendo. Quando eles tiverem entre 5 e 7 semanas, sirva 4 ou 5 pequenas porções da mistura diariamente e juntamente com os nutrientes que recebem da mãe os filhotes ficarão satisfeitos. Com 7 semanas de idade, diminua o número de vezes de alimentação para três.

Quando desmamar filhotes de Boxer?
Filhotes de Boxer desmamados com a dieta crua não são apresentados a ração até as 8 semanas de vida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível