Mais
×

Como desmontar um arquivo "setup.exe"

Atualizado em 19 julho, 2017

Um “disassembler”, ou desmontador, é um programa que lhe permite olhar o código de máquina de um programa em execução. A desmontagem é um tipo de procedimento analítico, que os programadores usam para visualizar como um programa é executado na memória. Muitos programas permitem que você desmonte um arquivo "setup.exe", o que permite ver como o procedimento de instalação é executado no computador.

Instruções

Um desmontador permite que você veja código de máquina de um arquivo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Baixe e instale o programa "IDA Pro", do "Hez Ray" (veja Recursos). Trata-se de uma aplicação codificada por cores, que permite discernir entre o código do "setup.exe" e o do sistema operacional Windows. A visualização da memória mostra o código em execução do arquivo EXE localizado na memória. O programa também permite manipular os valores e pausar a execução do arquivo. Isso permite testar opções de programas para o arquivo "setup.exe".

  2. Baixe e instale o "W32 DASM" (veja Recursos) no computador que tiver o arquivo "setup.exe". Esse é um programa gratuito, por isso, é bom para pessoas que não têm muita experiência em desmontar arquivos em execução e ler os códigos da memória. A interface é uma janela simples, que mostra o código em cada endereço de memória. Entretanto, não é possível alterar o código na memória, como no "IDA Pro".

  3. Baixe e instale o "OllyDbg" (veja Recursos). Este programa é um desmontador e um depurador (“debugger”). Um depurador trabalha junto com o desmontador para visualizar o código na memória e permitir que o código seja manipulado, para encontrar problemas e erros no arquivo "setup.exe". Trata-se de um programa de código aberto (“open source”), portanto, você pode adicionar módulos de código aberto ou fazer suas próprias melhorias no programa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article