Mais
×

Como desmontar um Marshall Valvestate VS100

O VS100 é um amplificador combinado de 100 watts. Ele é parte da linha popular de amplificadores da Marshall. A Marshall é uma empresa britânica, e os britânicos referem-se a tubos normalmente como válvulas. Os amplificadores da linha Valvestate usam uma combinação de tecnologias de tubos e transistores. A parte de energia é totalmente ligada por transistores, enquanto que a parte do pré-amplificador contém uma válvula pre-amp ECC83. A válvula é ligada quando o canal boost está em uso. Para realizar consertos e modificações no seu Marshall VS100, é necessário desmontar completa ou parcialmente o amplificador.

Instruções

Enquanto desmontado, é bom limpar a poeira do pre-amp (l'ampli image by Richard villalon from Fotolia.com)
  1. Desligue o amplificador e desplugue-o da tomada. Isto é extremamente importante. Mesmo quando desligados, os amplificadores podem conduzir uma corrente elétrica letal. Reduza o risco de um choque elétrico desplugando-o totalmente da tomada. O Marshall Valvestate VS100 conduz uma corrente principal de 230 volts, então proceda com cuidado. Se você usou o amplificador, deixe-o esfriar por 10 minutos. Se você mexer no amplificador enquanto o tubo estiver quente, é provável que ele seja danificado.

    Sempre use luvas de borracha para mexer com os tubos de vácuo (Old vacuum tubes image by Dmitry Rukhlenko from Fotolia.com)
  2. Desparafuse o painel traseiro. Isto possibilitará a você acessar o pre-amp e a parte de energia. Se você precisar substituir o tubo, você não precisa desmontar o amplificador além deste estágio. O tubo ECC38 está localizado no topo da estrutura do pre-amp, ao longo dos transformadores.

  3. Retire a estrutura do pre-amp. Você pode retirá-la parcialmente, sem desconectar a fiação. O manual do Marshall Valvestate diz que não há partes úteis dentro da estrutura do pre-amp. Mas se você pretende abrir a placa de circuito impresso, você precisa desconectar a estrutura totalmente e abrir a proteção. Desparafuse a estrutura do pre-amp em sua direção. Tenha cuidado para não arrancá-la, já que isto pode arrebentar os fios. Derreta as juntas de solda que ligam os fios à estrutura com um ferro de solda. Deixe a estrutura do pre-amp de lado.

  4. Desparafuse o transformador output da parte traseira da estrutura do pre-amp. Para ajudar a identificar, o botão de ligar é preto e o transformador output é metálico. Desconecte os fios com o seu ferro de solda e deixe o amplificador de energia de lado.

  5. Remova a grade da frente. Use uma chave de fenda para retirar cuidadosamente a grade da caixa do amplificador. Isto possibilita a você examinar o alto-falante. Se você quiser remover o alto-falante, você não precisa desconectar a fiação, pois o amplificador de energia já está desconectado na outra ponta. Desparafuse o alto-falante das estruturas internas. O VS100 funciona com um alto-falante Celestion de 12 polegadas. Sempre há quatro parafusos mantendo este alto-falante no lugar.

  6. Abra a estrutura do pre-amp. Isto dará acesso à placa de circuito impresso e aos transistores. Há 15 potenciômetros para cada botão rotativo na frente do Marshall VS100 e 8 chaves localizadas na frente interna da estrutura. Se você vai fazer alguma modificação no som do amplicador, você deve fazê-lo agora. Seu Marshall VS100 está completamente desmontado.

Dicas

  • Mantenha todos os parafusos organizados. Assim, será mais fácil parafusá-los novamente nos seus respectivos lugares.

Aviso

  • Desmontar o seu amplificador pode anular a garantia, então sempre proceda com cuidado.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Chave phillips
  • Ferro de solda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article