Como desmontar unidades inferiores de um motor de popa

Escrito por will charpentier | Traduzido por lucas de barros
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Como desmontar unidades inferiores de um motor de popa
Remova a unidade inferior do motor de popa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Do momento em que você deslizar a unidade inferior do compartimento de escape do seu motor até puxar as juntas tóricas e lacres finais, você vai se perguntar por quê você pensava que isso fosse uma "coisa" misteriosa, impossível de desmontar. Um motor de popa é uma peça do maquinário, delicada em alguns pontos e robusta em outros, assim como um relógio. Esteja você inspecionando a unidade ou apenas substituindo as peças, se dedicar a quantidade devida de atenção, tudo dará certo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Torno de bancada
  • Pano grosso
  • Desengraxante
  • Óleo de máquina
  • Chave de soquete
  • Chave de fenda padrão
  • Malho de borracha
  • Alicate de ponta fina
  • Alicate mandibular

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Instruções

  1. 1

    Envolva as mandíbulas de um torno de bancada com um pano grosso, para acolchoá-lo. Posicione a unidade inferior verticalmente no torno. Remova os parafusos da bomba d'água com uma chave de fenda e retire-a.

  2. 2

    Limpe a haste de mudança e o eixo de transmissão com um desengordurante e revista-os com óleo de máquina para auxiliar na remoção da tampa da caixa de câmbio. Remova os parafusos de fixação com uma chave de soquete e deslize a tampa para cima e para longe da haste e do eixo. Levante ambos em relação à unidade inferior do motor.

  3. 3

    Remova os parafusos que fixam o suporte do rolamento da unidade inferior, com uma chave de fenda padrão. Bata-o levemente em ambos os sentidos, com um martelo de borracha para ligá-lo na carcaça, expondo as orelhas (do suporte do rolamento). Retire-o da caixa de câmbio e puxe o conjunto do eixo da hélice. Remova o protetor de vedação e a junta tórica da porta do rolamento.

  4. 4

    Solte a alavanca de embreagem do eixo da hélice puxando o pino com um alicate de ponta fina. Remova os dois selos do suporte de rolamento com um alicate mandibular. Retire as vedações do eixo motor da tampa da caixa de câmbio.

  5. 5

    Coloque a haste de mudança no selo e empurre-a para fora de modo que ele saia da tampa da caixa de câmbio. Depois da vedação ter sido removida, remova a junta tórica.

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