Mais
×

Como desodorizar roupas sem lavá-las

Atualizado em 17 abril, 2017

Desodorizar suas roupas pode adiar a necessidade de lavá-las. As fibras dos tecidos capturam os odores do ar e os retêm por horas, dias ou meses, dependendo do caso. Até as roupas novas apresentam odores, que podem ser causado por produtos químicos durante a produção da peça. Você pode adquirir uma variedade de desodorizadores comerciais, mas há alternativas caseiras que podem ser mais rápidas, baratas e seguras para suas roupas.

Instruções

Os odores do ambiente podem ser absorvidos pela roupa (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Pendure a peça de roupa em frente a uma janela ou ventilador. Fazer o ar circular através da roupa pode ajudar a dissipar os odores e até removê-los. Esse método é seguro para qualquer tipo de roupa, apesar de a exposição ao sol poder desbotar a cor do tecido. Para resultados melhores, pendure a roupa na sombra.

  2. Aplique o desodorante para roupas na peça. Verifique os avisos na embalagem, pois o produto pode danificar alguns tipos de tecido. Teste-o em uma pequena área, como a das axilas ou dentro do bolso, antes de usá-lo em toda a peça. Deixe a roupa secar por completo antes de vesti-la ou guardá-la.

  3. Despeje vodca em um borrifador e aplique na roupa. O álcool mata as bactérias que causam maus odores, e diferentemente dos desodorantes comerciais, não deixa nenhum cheiro residual. No entanto, não pode se usado com segurança em todos os tecidos. Faça um teste em uma pequena área da roupa antes de aplicá-la no restante da peça. Deixe-a secar por completo antes de vesti-la ou guardá-la.

Dicas

  • Alguns odores, como fumaça ou bolor, podem demandar uma limpeza profissional.

O que você precisa

  • Spray desodorante para roupas
  • Vodca
  • Borrifador
  • Vinagre branco destilado
  • Bicarbonato de sódio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article